A Liberdade

A liberdade pode ser muitas coisas. Há presos livres e cidadãos sem cadastro acorrentados.

Liberdade não é só o prazer de opinar, é a força de sentir desde dentro que somos livres. Nenhum de nós o é totalmente, creio. Mas isso não diminui a conquista que foram os cravos. Diz-nos só que a sociedade deve ser moderada ao ponto de nos ajustarmos ao meio onde vivemos. Mas termos um meio onde vivemos, podermos escolher se é este ou aquele, é uma conquista. É essa a conquista que devemos celebrar.

Tenho família na Venezuela e vejo, diariamente, que o líder da oposição está preso, que outro opositor está impedido de exercer cargos públicos por 15 anos, que somos apoiantes de Maduro ou dos outros e que os outros devem ser abatidos. É esta distância tão longínqua para o que é os nossos dias que não nos faz perceber a conquista que foi o 25 de Abril. Claro que podemos concordar mais ou menos com o que foram os percursos dos homens que fizeram a revolução, duvidar mais ou menos de quais foram as suas intenções com essa revolução, mas não podemos esquecer nunca: se duvidamos, se estamos a ter a liberdade de pensar por nós e opinar em relação a isso, sem que tenhamos que fugir para outros países ou ser presos por isso, devemo-lo a essas pessoas.

E eu valorizo isso. Mas ainda não sou livre: serei no dia que souber que uma parte da minha família também poderá ter essa fortuna, sem ter que abandonar um país que os acolheu e onde construíram a sua história sem ter que abdicar de tudo para poder dizer: o Maduro é uma merda. Eu posso, mas não é a mesma coisa. Eles também deviam poder. E merecem.

Viva a Liberdade!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s