O medo

Medo - BenficaTenho medo. Não há dia que não tenha medo. A maioria de nós passa a vida com medo, aliás. Medo que não nos percebam bem, que nos interpretem mal, que não vejam como somos incríveis, ou de errar. Todos temos muito medo de errar. Mas não pelos motivos certos. Temos medo de errar porque temos medo do que os outros pensam. Mas no futebol, este ano, não. Tenho um medo diferente. Tenho medo de nós. Tenho medo que a época passada nos tenha feito acreditar que podemos tudo, independentemente de tudo. Não é verdade. Ganhámos porque respeitámos os outros. Não mereciam o nosso respeito, mas respeitámos. Só não tivemos medo. Fizemos das fraquezas forças.

Esta época, tudo será diferente. As fraquezas continuam a ter que ser forças, mas é preciso mais. A pressão é maior. Não é um, são dois a querer derrubar-nos. Mais do que nunca! A hegemonia de qualquer um necessita ser combatida, mas a do maior (que movimenta mais pessoas, jornais, estados de espírito) muito mais. E isso engrandece-nos, mas também nos assusta. Somos adeptos de coração: derrotistas quando uma pedra cai da montanha, como se viesse derrocada; e optimistas de mais quando nasce uma flor, como se fosse sempre primavera. Temos que controlar isso. O ano passado foi o ano passado, este ano é este ano. E ser bons não chega, precisamos ser invencíveis.

Eu acredito, mas tenho medo. Medo de nós, não dos outros. Medo que possamos acreditar que tudo está mal e se vai recuperar porque o ano passado foi assim, ou medo de que à primeira vez que corra mal já nada possa correr bem porque já correu o ano passado. E nada funciona assim. Cada ano é um ano. E este pode – e deve! – ser novamente o nosso ano!

Ontem, o resultado foi feio, mas o sol foi lindo. O sol da nossa presença. Que nunca o percamos! ‪#‎RumoAoTetra‬

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s