Preencher o tempo até às férias!

Aborrecimento e Tempo

Fui arrombado por uma sensação que me fez pensar no quão mal poderia estar: a um domingo à noite, com o corpo besuntado de sol e a pele reluzir cremes muito úteis no pós-sol, pus-me a ler artigos (Bertrand Russel, Marco Aurélio, Eugene Delacroix, etc) sobre o aborrecimento. Haverá coisa mais aborrecida, do que ler sobre o aborrecimento?

Eu acredito que sim. Gosto tanto de ler sobre as coisas que amo, como sobre as que detesto. Acho – ou sinto! – que o conhecimento de tudo o que nos envolve, querendo ou não que seja relevante na nossa vida, é que nos permite lidar com essas situações. Sou pouco de “inteligenciar” as emoções, mas sou muito de baralhá-las. Assim, procuro formas de as controlar. Hoje melhor, amanhã pior, depois sempre diferente. Gosto de conhecer. Gosto de ler. E só sei que não amo o aborrecimento, porque sei o que é o aborrecimento. Não porque tenha lido sobre ele, apenas porque senti vontade de pesquisar sobre ele. Aborrecido não é esperar, aborrecido é fazer coisas para ocupar tempo. E isso eu não faço. Procuro coisas que amo e que possa encostar nos momentos de menos loucura, para que preencham o espaço com a sua existência. Nunca para que eu não fique aborrecido. E digo-o, a isto, com a certeza premente que falta uma semana para as minhas férias e não quero seguir o tempo até lá. Quero fazê-lo, vivê-lo, preenchê-lo e aproveitá-lo. Senão, serei só mais um a lutar contra o aborrecimento. E isso, com pena, já existe em demasia. O tempo não se ocupa: preenche-se. Eu vou preencher o meu. Até às férias!

Deixe uma Resposta

