O Brasil

O Brasil

Que delícia a forma como espelha o mundo nas suas águas, como zumbe a alegria de viver nas suas gentes, como nos sustém a respiração na suas paisagens e como nos faz sonhar com as suas águas de coco.

Eu não sei o que é viver lá, tampouco sei o que é visitá-lo, mesmo querendo fazê-lo, mas sei uma coisa: a vergonha que todos vemos não é resultado da desfaçatez, é resultado da mesma alegria de viver que lhes elogiamos. O brasileiro é leve e isso reflecte-se na forma como se expressa. Não pensa nas consequências que dali advêm, pensa no que o momento lhe dá. E isso poderia ter muito de bom, se não houvesse a corrupção. Doutra forma, elogia-se o marido hoje e ele é preso amanhã; deita-se um governo abaixo hoje e responde-se em tribunal amanhã; acusa-se agora e rouba-se depois.

E tudo isto é pena, porque é um povo lindo pela sua pele morena, pela sua alegria de viver e pela sua leveza de ser. Têm todos os ingredientes para serem dos maiores. Mas o “talento” quase nunca vence, quando a preguiça e o atalho se intrometem. E o Brasil é isso. Um país atalhado, que é gerido por quem não gosta de caminhos longos. É pena.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s