The Imitation Game – opinião

The Imitation Game - Opinião

Ao ver o The Imitation Game, senti-me satisfeito de não perceber muito de cinema. Acho que me perderia se quisesse avaliar planos, cenas, fotografia e banda-sonora, em vez de me deixar seguir pela história. Ela não fala do Alan Turing, da guerra, do preconceito com as mulheres e com os homossexuais, nem sequer da Enigma ou do começo dos computadores, fala somente da perseverança que os predestinados necessitam ter. A inteligência está sempre lá, a força para ser capaz de sair do caixote onde vivemos é que nem sempre existe. Quantos de nós estariam dispostos a abdicar de tudo o que nos rodeia, e nos ensina o que é o conforto, para ir atrás de um sonho?

E o sonho não era o computador ou a homenagem ao Cristopher, era o passar a realidade para outra dimensão. As grandes invenções são sempre assim. O que fazemos mal, a meu ver, é achar que por tudo ter dado certo, por ele ter razão desde o início, não poderia ter sido doutra forma.

Os génios necessitam ser solitários, com distúrbios disto ou daquilo, para serem diferentes. Porque só os diferentes é que fazem história, não é?

Eu acho que não, acho que os normais, que gostam de pessoas, que socializam e se convertem a sorrisos e conversas vazias de café, também podem ser brilhantes. Isto, claro, se tiverem a força de carácter para não se deixarem possuir pelas opiniões alheias, da dita manada. E a grande coragem é o ‘desapego’, não a solidão.

Admiro a grande maioria dos génios, mas continuo a não concordar que eles necessitem ser distantes e confusos, para serem brilhantes. Eles precisam é de concentração e capacidade de isolamento, que é diferente de solidão. Todos os dias ouço coisas com as quais não concordo e às quais não rebato, sem perder a minha opinião.

E, já agora, sim, o filme está cheio de truques hollywoodescos. Muitas vezes, querem tanto destacar a ‘mensagem’, que fazem imenso ruído à volta dela, deturpando-a. Um ‘take’ profundo, torna-se um ‘take’ sentimental. E isso não é a mesma coisa.

Deixe uma Resposta

