Génios confusos

Génios confusos

Não me sabia tão complicado. A verdade é essa. Vivo dias loucos, entre andanças e desventuras, levado pelos moinhos dos meus pensamentos, até que me deparo com situações destas.

Não me sabia tão complicado.

É a densidade do pensamento, como um rio em enxurrada, que me aflige. Quero parar, suster o tanto que me corrói e complico tudo. Complico cada vez mais. E mais. Não compreendo se é o azul, o do céu ou do mar, que se enubla, mas quando atinjo o que muitos desejavam atingir sinto-me vazio. É uma saudade do que nunca tive, é um pensamento que me foge para o que ainda poderei ter. Não sei explicar bem. Quero estar sozinho, perceber-me e melhorar-me, mas quero estar cheio de gente, e ser muita gente. Quero controlar os meus medos, arquivar os meus receios e esculpir as minhas ambições. Quero orquestrar o meu plano. Desenhá-lo ou esculpi-lo, ainda não me decidi. Mas, depois, lá me deparo com aquela verdade confrangedora:

Não me sabia tão complicado.

Os anos passam, eu fico mais crescido e mais consciente, mais astuto na minha labuta por informações que tanto desejo, mas depois sinto-me só. Sou um animal de sociedade, que não vive sem ela, mas à procura de coisas (serão pessoas?) que não encontro. Como me posso explicar isto? Não, não és tu que tens que mo explicar – isso seria apenas mais uma verdade tua. Sou eu que tenho que me explicar, mas…

Não me sabia tão complicado.

E ando nisto: a saber quem sou, a trabalhar em que sou, mas cada vez mais enleado em fios de linho, que, não sendo grossos, conseguem prender-me. Vivo preso a esta amálgama de sensações, ou pensamentos, ou dúvidas, ou o que quiserem chamar. Ando complicado. Sou complicado. Se é bom se é mau? Não sei, já houve génios confusos e já houve génios que viviam na simplicidade. Eu não sou génio, mas gosto de me comparar a eles, e apenas a eles. Isso é bom? Não sei, mas faz-me complicado.

2 thoughts on “Génios confusos

Deixe uma Resposta

