Prazeres

Prazeres

Prazer. A simples palavra desperta em nós uma espécie de desejo oculto, aflora um estremecimento que nos contrai numa sensação que não conseguimos descrever.

É uma palavra que nos sodomiza. Sei que o termo é forte, mas é isso mesmo. Vivemos para os prazeres, para sentir a pele a arrepiar-se, a voz a contorcer-se em suspiros e o corpo a exalar energias animalescas. O prazer é isso: o descontrolo, mesmo quando controlado.

Um simples café, numa esplanada, com uma boa companhia, ou na solidão, é um prazer. Saibamos nós o que gostamos, o que nos faz felizes, e estaremos a encontrar prazeres em todos os recantos da vida. Um boa música a tocar, uma boa paisagem para contemplar, uma boa companhia para admirar, tudo é um prazer. Este texto, para mim, é um prazer. Pela vontade que tenho de escrevê-lo, pelas viagens que faço no momento alucinante de o imaginar e redigir, quase em simultâneo, e claro pelo desafio de tentar criá-lo à medida do que sinto.

Ser desafiado também é um prazer, mesmo que não seja tão imediato. É o contra-senso de nos colocarmos na ponta da ravina e caminharmos em passinhos de lã, na esperança de tombarmos para trás, para o lado da terra firme, depois de nos termos sentido a voar. O prazer também é isso: desafiar a morte, para encontrar a vida.

Mas o prazer, o que nos acciona o arrepio imediato, que nos desajeita na cadeira e nos faz sarpar a cabeça para concupiscência, é o carnal. O que une dois corpos, o que beija o pescoço num deslize subtil dos lábios, o que aperta a pele e liga os gemidos, o que desajeita os lençóis e arremessa a racionalidade, o que faz suar e gritar, exaltar todos os males do mundo, num momento de dormência que se deseja pela vida eterna. O prazer dos corpos. Esse é o prazer que nos faz suspirar, atirarmo-nos ao mundo sem fronteiras de preconceitos, entregues às necessidades físicas, mas também sentindo o desaparecimento de todas as maleitas do pensamento.

O prazer é a libertação, o amor e o desejo são os caminhos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s