Os improvisos

Os improvisosNão é fácil gerir os pensamentos, no desnorte do quotidiano. A máquina sustém-se, paulatina, no decorrer dos minutos que passam seguidos, sem altercações.

Que difícil é manter a concentração, quando não há nada que desconcentre.

Pensamos em planos, realizamos ideias, transformamos acontecimentos e a rotina chega sempre. Lidar com ela não é tarefa fácil. Para mim, não. Gosto de entusiasmo e, quando eu não me entusiasmo, temos problemas. A semana parece aborrecida, mesmo quando ainda se passaram apenas horas dela. Falta-me o entusiasmo, confesso. Só não me faltam as ideias, isso nunca. Estando apenas abstractas é que me custa. Não sou pessoa de sonhar para o distante demais. Aliás, sou. Sou pessoa de sonhar para o distante demais, sim, mas careço de criar algo que materialize esse desejo ou sonho. Não precisa de ser algo muito grande, basta que me faça sonhar ainda mais, em cima do anterior sonho.

Sou assim: sonhador.

Acho que vou ser sonhador a vida toda, que vou chegar aos 70 a pensar em coisas que quero fazer aos 80. Isso da idade não me assusta. Assusta-me é a ideia da incapacidade de me mover em cima desses sonhos, de pisar as nuvens como matérias rígidas.

Falhei para esta semana. Não deixei, na secretária, um plano feito e agora ando à deriva das ideias de momento. Não gosto. O trabalho é para ser improvisado, dentro dos planeamentos. A vida é para ser improvisada, dentro dos sonhos. E a imaginação é para ser improvisada, dentro na nossa cabeça. Tudo é um improviso, desde que haja um rumo.

One thought on “Os improvisos

Deixe uma Resposta

