Pires de Lima

Pires de Lima

Ontem, em Bruxelas, saiu-se à rua para protestar contra as medidas do novo Governo. São as que cá se usam faz algum tempo, mas a eles apanhou-os de surpresa. Já sei que cansa falar disto, que voltamos sempre ao mesmo, que não há solução possível para os sistemas impostos, bem como sei que a violência não resolve nada, ainda desculpa em parte os que pior fazem, mas há uma frase, proferida pelos protestantes, maioritariamente metalúrgicos, estivadores e estudantes, que tenho que destacar (de tão simples que é):

“Eliminem as causas da crise, não os pobres”

Mexeu comigo, que não sou pobre, mas também não sou causador da crise. Queria ter mais do que tenho – e não é governo nenhum que me vai impedir de dizê-lo. Os que querem mais, por linhas direitas, estarão sempre certos. Os que querem mais, pela travessia dos caminhos do desvio, assentes num poder imaculado, é que devem ser punidos. Mas não, porque supostamente precisamos deles. Mentira. Eles é que precisam de nós.

Errar, todos erramos, agora, errar uma, duas, três vezes, sem punição é que me parece demasiado, ainda para mais usando desculpas, como: vivemos, enquanto país, acima do nosso nível de riqueza.

Uma vez, na loucura, comprei uma carro às prestações e usei três auto-estradas, pagas, sem nunca ir ao médico. E, fazendo contas, acho que esse carro, as viagens e a minha saúde não saíram mais caras que os sapatos estrangeiros que o Pires de Lima (hoje tão em voga na net) usou na visita aos fabricantes de calçado portugueses, na Feira de Milão, em Março.

Tudo isto para dizer que o Pires de Lima não surpreende só desde ontem, há muito que surpreende.

2 thoughts on “Pires de Lima

  1. Pingback: Pires de Lima | O Retiro do Sossego

Deixe uma Resposta

