A nossa praça

sophia de mello breyner no panteãoCom o Panteão tão em voga, após a morte do Eusébio, chega a hora de Sophia de Mello Breyner para lá transitar, dez anos após a sua morte. É justo, creio. A forma como tratou as nossas letras e a nossa cultura, merecem-lhe o destaque.
Porém, não tendo nada contra o Panteão, e achando que se deve respeitar a memória dos que já partiram mas deixaram-nos tanto, contínuo a preferir o culto em vida. E nesse falhamos. Sempre.

Carlos do Carmo, ontem, venceu o primeiro Grammy para a música portuguesa e não teve direito a atenção dos telejornais, tampouco das pessoas. Um dia, quando ele morrer, merecerá, certamente, Panteão, pelo mundo de oportunidades que nos abriu. Como já assim foi com outros. Enquanto eles vivem, são mais uns, reconhecidos de quando a quando, mas pouco estimados. Quando morrem, ah quando morrem, que caia o Carmo e a Trindade se não são tratados com justiça à vida que criaram (sozinhos).

Um dia vou morrer e ficarei muito feliz, no além, que sintam a minha falta. Mas, por favor, não esperem por essa hora para dizer que gostam de mim. Se gostam de verdade, preferia que mo dissessem agora, que posso retribuir.

Existindo o Panteão, claro que a Sophia de Mello Breyner tem que lá estar. Mas, mesmo ele existindo, que não se esqueça que em vida é quando podemos admirar essas pessoas. Escutá-las, lê-las, admirá-las e não procurar-lhes intrigas que deturpem o que são e criam. Hoje, com os Correios da Manhã, o Fernando Pessoa seria capa de revista quase todas as semanas, apanhado com o copinho e a dever dinheiro de negócios falhados. Não venderia referir que é “O” Poeta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s