Não é só futebol…

selecção de portugal

Escolho esta imagem, como poderia escolher outra. Sem cachecóis, sem relvado de futebol, porque o que hoje se disputa não é só um jogo de futebol, é um bocadinho mais do que isso.

Não formulo esta minha opinião com base numa pequena teoria, formulo-a apenas na certeza de que a minha mãe já falou deste jogo, e pelo menos duas vezes, mostrando alegria de sair a tempo do trabalho para ver. Isto é sinal de que é mais do que isso. Os jogadores calçarão as chuteiras, o relvado estará verde, as balizas aos topos norte e sul, as pessoas em toda a volta nas bancadas, Portugal a equipar de vermelho e a Alemanha de branco, mas os corações portugueses todos verdes, esperançosos.

Quando digo que não é só um jogo de futebol, digo que quando terminarem os noventa minutos, para o bem ou para o mal, não existirá pessoa que não esteja a comentar Portugal, perceba ou não de futebol. O que estará a provocar as discussões não serão os desenhos tácticos, os acertos ou erros, será o orgulho nas nossas cores.

Todos sabemos que não estendemos este orgulho, este fervor, a muito coisa para além do futebol, mas hoje não é dia de posts a criticar isso, como tantos intelectuais gostam de fazer, hoje é dia de elogiar isso. Se não apoiamos no resto, o erro não está no futebol, está no resto.

Agora, é olhar o computador, trabalhar o que falta, e às 17h, por entre as pilhas de documentos, pôr-me a olhar a televisão, para gritar: Portugal!

Não lhes vou pedir que vençam. Vou-lhes pedir que nos honrem, a vitória será a recompensa natural!

Força, Portugal!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s