Os livros da vergonha

Quando o mal se faz por cima do mal, dá mau resultado. Aliás, nem sempre assim é, para desgosto dos que acreditam no virtuosismo moral.

Uma jornalista, depois da condenação do Renato Seabra, começou a corresponder-se com ele, a ganhar a confiança através de uma troca sucessiva de cartas. O assassino respondeu sincero, começou a confiar nela e a não esconder-lhe nada. Contou-lhe o que sentia, como é viver preso. Contou tudo, digamos assim.
Algum tempo depois, a maravilhosa amiga dele (jornalista e, parece-me, oportunista) decidiu publicar o resultado dessa correspondência em livro. A Chiado Editora acedeu a publicar, como é óbvio para quem vê na edição de livros uma mera oportunidade de lucrar. Aparte disso, o CM, na sua revista, que prolonga o seu cuidado e respeitoso traço editorial, publicou trechos das cartas. Nada de espantoso, tirando, talvez, o facto de o Diário de Notícias ter feito o mesmo.

O rapaz fez aneira, daquela que não tem perdão, por isso está preso, mas o que esta jornalista fez, sem tempo nas suas cartas para o informar da intenção de publicar a história das cartas, não pode ser considerado digno.

E, no final, sabem o que mais me dói no meio disto? As pessoas vão ler; as pessoas vão comprar. Ganha ela, ganha o CM e DN e ganha a Chiado. Três maravilhosos exemplos do consumismo assarapantado da nossa sociedade.

Desde que a fama se tornou mais importante que o reconhecimento, que era de esperar estes tipos de finais. Que lhes seja feita a vontade. Eu por cá continuarei a sonhar editar, mas nunca a todo custo. Prefiro trabalhar para a gaveta, ir melhorando, do que ser um mero pino num objectivo maior, no que às escritas se refere. Um livro é literatura ou informação/formação, não é nada destas coisas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s