A comparação do avesso

No caminho, feito desamparado, o proveito não está na solidão, está na falta de comparação.

Oh nobre povo, que nos vês desiguais. Tudo o que fazes, só veste justiça se fizeres aos demais. Não podes ter o que outros não têm, não podes fazer o que fizeram e seres reconhecido. Não podes. Aqui só vale a pena se estiveres pior, em baixo, aí és de boa casta, de casta capaz de ser aceite. Tadito, mal não faz. Há-de ser boa gente, redemoinho de coisas que não me arreliam.

Pouco me importa os golos que marca, o Messi é melhor. Pouco me importa os títulos que ganha, o Guardiola é mais senhor. De que lhe vale gerir um dos melhores bancos do Mundo, se em Portugal não fez nada para a crise. Olha vai enviar artigos para revistas da medicina, mas no centro de saúde era sempre a chegar atrasado. Oh, é lido em muitos países, mas aquilo que escreve não tem jeito, gatafunha coisas e diz que é escritor, aquilo até eu fazia. Já viste, teve dois ou três padrinhos e virou músico, assim até eu.

Oh meu singelo povo, quem te incutiu essa necessidade tola de comparação? Ela serve, sim, e muito, para crescermos, agigantarmos as pernas para chegar ao céu, tocá-lo, roçar o rosto no tecido espumoso da nuvem. Não para isto. Viraram a comparação do avesso. Antes, olhava-se e admirava-se, dizia-se: hei-de ser assim. Hoje, olha-se e bota-se abaixo. Este está lá a mais. Se eu não subo, que me faltam as forças, puxa aí as pernas do que está no andar de cima. É mais rápido e até alivia mandar umas caralhadas. Ser invejoso é feio, mas eu não sou invejoso. Eles é que são injustamente postos lá para cima.

Deixe uma Resposta

