O reboliço da vida

Sente-se o reboliço, como um mar que se embrulha na rebentação e nos deixa à deriva.

Não é verdade, dona Otília? Como posso saber, meu pequeno? A gente sabe que você é uma senhora vivida, que passou muito e sempre aqui esteve.

A dona Otília deixou cair as folhas de pano do seu xaile, como um pedaço de árvore que tomba. As pernas acolheram os entrelaçados costurados, pousados sobre a sua saia preta de muitos invernos.

Pequeno, a vida não é só essas frases sentidas, com as palavras bonitas que disseste. A vida são escolhas, como saber se vamos ao supermercado aqui ao pé, que é mais caro, mas é da senhora amiga, ou se vamos ao mais longe, com os dois euros do bilhete da camioneta, para poupar na água, no leite e nos cereais da miúda, que precisa de alimentar-se. Viver não é só aprender, mesmo quando chegares a velho, como eu já cheguei a velha. Viver é compreender que por muito que erres, há coisas que para ti sempre serão difíceis de aceitar.

Não percebo, dona Otília.

Olha, estás a ver aquele mar ali, a rebentar nas rochas com força, a fazer barulho, a espumar-se na areia como um cão com a raiva? Estou, dona Otília. Pois, ele já me levou o homem, que saiu para o mar em dia ruim. Bateu-se de frente com as ondas, como se fossem daqueles catraios que se metiam comigo quando eu era nova, jeitosa e toda espevitada, e ele já se perdia de amores por mim. Ele foi para lhes bater e trazer-nos um peixito e podermos fazer dinheiro para a miúda seguir os estudos. Errou, naquele dia não havia de ter ido, deus já houvera escrito a sentença dos que fossem. Mas vamos aprender com isso? A fome e a vontade de comer vai haver sempre, como os que vão estragar comida e gozar os pobres.

Ainda não sei bem o que quer dizer, dona Otília.

Então é isso, meu amor, aprendeste a mensagem que eu queria. Ninguém te pode ensinar. Se te disserem que aleija bater com a cabeça, ainda mais vontade vais ter de experimentar. Atira-te à vida como se ela fosse o mar, mesmo a saberes que podes não voltar.

Deixe uma Resposta

