Um adeus ao enorme

Broas2_4Isto do futebol é muito mais que rivalidades. É paixão, é entrega, é movimento de massas. Hoje faleceu um dos maiores estandartes disso, se não o maior.

Eusébio da Silva Ferreira brilhou quando Portugal ainda era um país apagado. Nasceu em África, mas fez do seu amor à bandeira portuguesa um motivo de orgulho. Não foi odiado em Moçambique por amar Portugal, não foi esquecido no Porto ou no Sporting por ser do Benfica, não foi falado por ninguém que não o elogiasse.

Humildade é a maior qualidade que um humano pode ter, mas humildade não é coisa que se conquiste ou que se decida passar a ter, é uma característica vincada na educação e, penso, vinda de nascença.
Ele podia dizer que era o maior do mundo que ressoaria humilde. E isso é a verdadeira humildade, a certeza que as palavras saem em coerência com os actos.

Ouvir falar dele emociona, porque vemos o Simões, o Toni, o Malheiro e o António Oliveira, mas também o motorista, o velhinho conhecido da agência de viagens ou a senhora do restaurante, todos a elogiarem-lhe a vertente humana. E quando morre a maior bandeira do futebol nacional e fala-se é da sua vertente humana, compreende-se a dimensão da perda para todos nós.

O futebol foi o motivo, o resto foi a lição!

Descansa em paz, Eusébio, que em todos os erros do nosso clube, ao menos, permitiram-te ser dos poucos a ter uma estátua em vida e a criarem um torneio com o teu nome. Foi pouco, muito pouco para tudo o que deste, mas isso não invalida a grandiosidade da tua passagem.
De hoje em diante, do outro lado, poderás novamente acompanhar tranquilo os jogos da Luz e da selecção. E espero que exista o marisco. Os tremoços que tão feliz te fizeram, na tua maravilhosa forma de ser enorme.

Um dia, miúdo, recordo-me da estranheza que foi, ao tentar perceber como seria Portugal sem a Amália. Hoje, já homem feito, percebo que não era da idade, que o país, efectivamente, nunca mais será o mesmo. Os enormes vivem para sempre!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s