Prendas dadas, que são recebidas

prendasNão sou muito dado a receber prendas. Isto é estupidamente um chavão, mas é verdade, prefiro oferecer.

Nem sempre foi assim, claro, já tive momentos que só pensava no que iria receber, se seria alguma das coisas que queria mesmo. Actualmente já não é tanto assim, até porque sou consumista e, felizmente, ganho o meu dinheiro. Os desejos que tenho e não posso satisfazer, dificilmente poderiam ser prenda de alguém. São caros, admito.

Quando quero, compro, batalho por comprar, esforço-me por poder alcançar. E, assim, chego ao Natal ou aniversário sem grandes vontades a serem cumpridas. Sou mais de mimos e lembranças, isso gosto. Fazem-me sorrir, pelo toque de surpresa que terão sempre.
Porém, estes dias, foram dias de prendas. E, aí, descontrolo-me um pouco, sou absorvido pela viagem de expressões que a outra pessoa poderá ter.

Ontem, foi dia de comprar uma coisa para um menino que me alegra desde que nasceu, que me dá uma importância diferente da que jamais tinha sentido – e, não se assustem, não sou pai. É um miúdo que me chama padrinho e o meu mundo pára, sustem-se naquelas palavras macias que me estremecem o orgulho, como se ele, o orgulho, fosse de papel e a voz dele de vento.

O miúdo é lindo, é divertido, é naturalmente engraçado e sedutor, sem esforços, sem artimanhas, só sendo quem é. E é tanto. Para mim, para os pais dele, para o irmão, para todos quantos se deixam tocar pela irreverência de uma criança que já sabe que só quer ser feliz.

Comprei-lhe uma prenda que é uma extensão de mim e já só consigo pensar na reacção dele. Não importa quanto gastei, que nem foi tanto assim, mas se soubesse, à partida, que aqueles olhinhos iam brilhar, que aquele sorriso se ia rasgar e aquela voz doce me ia dizer, a silabar alegria: obrigado, padrinho! Era capaz de gastar todo o dinheiro do mundo, não há nada que pague as sensações perpétuas!

A prenda não é o que oferecemos, é o que recebemos. Por isso, afinal, gosto de prendas. Gosto de dar sorrisos, alegria e felicidade. Se um embrulho der isso, eu recebo muito mais!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s