Respeito a vós, Bombeiros!

bombeiros, anjos, voluntários, salvadores

Já ontem fiz um desabafo, nas redes sociais, por não perceber a falta de reconhecimento a estes senhores que se incendeiam de vontade, para apagar os fogos alheios.

As chamas são tragicamente bonitas. O efeito nefasto delas, não apaga um certo brilho cintilante que elas oferecem às imagens aéreas, ou térreas, de florestas e matas a arder. É doloroso perceber tudo o que se passa em torno daquelas populações aflitas, daqueles idosos que, ano após ano, aparecem nos noticiários em lágrimas, a relembrar o quanto perderam, o investimento de uma vida esfumaçado, enquanto outros regozijam sadicamente com essa lindeza natural das chamas.

Não posso crer que tudo se deva a matas mal limpas, a descuidos de investimento nas suas limpezas. Em muitos casos é isso que sucede, sem dúvida, mas em muitos outros há mãos assassinas. Sim, assassinas. Um incendiário é um assassino, mesmo que não morram bombeiros ou habitantes. É assassino porque mata o verde que nos enche os pulmões; é assassino porque desfalece a alegria das pessoas. Os incendiários deveriam ser tratados, em tribunal, como assassinos. Não os suporto! Se gostam de fogo, pois que comprem isqueiros e lhes peguem as chamas aos pelos do corpo, que se rejubilem com os seus próprios corpos em chamas.

No meio desta questão complexa dos meses do Verão, existem corporações de voluntários, pessoas com famílias, jovens com estudos acabados, que se colocam em risco, como se para eles não existisse risco, como se o único risco fosse as pessoas ficarem sem os seus pertences. Eles não são heróis, os heróis são ocasionais. Eles são deuses. Só deuses, ou anjos, se sujeitam ao que eles se sujeitam.

Ontem via a reportagem do sobrevivente do carro dos bombeiros incendiado, com marcas visíveis no corpo todo, a lamentar não lhe darem alta para ajudar no combate aos fogos, nesta fase mais atormentada. Arrepiou-me a pele e o coração. Tamanha vontade não deveria ser condecorada somente com medalhas ocasionais. Estas pessoas, dispostas a tudo pelos outros, deveriam receber por cada aventura desventurada em que se metem. Não é justo não receberem, não se percebe como não recebem!

Como podemos ter a natureza salvaguardada pela vontade voluntária de alguém? Como podemos pagar serviços externos por tudo e por nada e depois esperar que pessoas protejam populações e investimentos de uma vida voluntariamente?

Não percebo. Admiro a coragem, a entrega e a devoção das pessoas que se voluntariam, que não querem saber de mais reconhecimento do que a sensação de dever cumprido, mas eu pagar-lhe-ias. Não me concebe pensar que um salvador, um deus, um anjo, tenha o seu emprego que mal lhe paga as contas e depois ainda se arrisque a desaparecer, a deixar a família, por um voluntariado que o estado não reconhece. Aliás, ainda lhes cortam os veículos, os apoios. Querem bombeiros, querem que sejam voluntários, mas não querem que eles lhe pesem nas contas.

Ser bombeiro não é uma carreira, porque o estado quer voluntários. Mas ser bombeiro não é uma ambição, é um estado de alma, uma desventura da sorte. É uma profissão sem ordenado, que só os anjos podem almejar.

O meu obrigado, e reconhecimento, para todos os bombeiros do nosso país!

Ral
http://www.bubok.pt/livros/6257/Realidades

Advertisements

4 thoughts on “Respeito a vós, Bombeiros!

  1. Pingback: Respect to you, Firefighters! | J&B – Trade in Auto Parts

  2. Pingback: Respect to you, Firefighters! | J&B – Comércio em Peças Auto

  3. Pingback: Respeito a vós, Bombeiros! | J&B – Comércio em Peças Auto

  4. Pingback: Respeito a vós, Bombeiros! | J&B – Comércio em Peças Auto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s