Um hoje que preste

Aspiro a tão pouco e a tanto,
A este mundo e a mais um quanto.
Vêm do meu interior fúrias, vontades acesas,
Que me deixam com tão poucas clarezas.

Não é luminoso definir o que é certo e errado,
Quando desejamos crescer e não ser ultrapassado.
Não é fácil, é melancólico e triste,
Mas, por outro lado, deixa-nos sempre de ambição em riste.

Megalómano não é uma definição, uma asseveração,
É tão-somente um caminho para mais uma paixão.
É uma incomensurável ganancia, uma ardente vontade,
Que nos move para alcançar propriedade.

Choro e corroo, devasto o meu fundamento,
Aperto o meu peito, subjugo o meu discernimento.
Olho e o mar bate nas rochas, alavanca-se nas ondas,
Deixa-me especado nas nuvens, que escorrem lágrimas, já prontas.

Envio cartas de amor, escrevo poemas de desejo,
Mas sinto dentro de mim sempre um poejo,
Um fumo espesso de pó que amaldiçoa,
Que faz com que tudo me doa.

Ambição e tentação são diferentes, são díspares.
A tentação é o caminho do belzebu, do que não preferes;
Ambição é a vereda do futuro, do inócuo além,
Do que vem, para na verdade não sermos ninguém.

Ambicionamos o futuro, como se ele fosse o paraíso,
E quando nos granjeia a sorte do presente, não temos mais que um sorriso postiço.
Queremos o amanhã, que é um dia mais próximo do fim.
Ainda assim, tudo serve para explicar esta ideia mais complexa que o mandarim.

O hoje está garantido, pensam os eruditos da futurologia,
Mas a essência é que, na realidade, um agora perdido é uma porcaria.
Sem o hoje, não há mais hoje. O hoje de amanhã não apaga este,
Continua a ser um dia perdido, um dia ido, sem nada que preste.

Amanhã vem, se o deus assim quiser,
Mas é com o hoje que quero aprender,
É com ele que quero viver.

Ral
http://www.bubok.pt/livros/6257/Realidades

Deixe uma Resposta

