Algarve é Mundo!

1174955_10200591627369333_1841786063_n

Este ano, não gozei mais do que uma semana de férias seguida. Foi às pinguinhas, como intervalos entre gotas de chuva, mas soube sempre bem. E é o que interessa e o que fica.

Ainda em Maio viajei por Paris, conheci a cidade do romance e humedeci o meu coração, indo, também, às zonas onde amigos labutam pelo futuro. Espreitei, além disso, a imensidão dos Alpes e de Genebra. No final de Julho desci ao Algarve, regressei, e na semana passada voltei a descer. O sol é bom, as pessoas maravilhosas pelo seu sorriso de Verão. As peles estão escaldadas e o país não parece tão mau assim, esquece-se, inclusive, em que país estamos. No Algarve, em Agosto, somos cidadãos do mundo e não só de Portugal. O espanhol mistura-se no português como se tivesse algo de mirandês nele, o francês ouve-se como se todos fossem emigrantes, o inglês surge nas ementas antes mesmo do português. O Algarve não é Portugal, é mundo.

A praia é dos maiores prazeres que tenho na vida. Aliás, ponderei escrever o maior, mas cometeria injustiça para tantos outros. Assim, é um dos grandes, pronto. Um daqueles que vivo nove meses a pensar no seu regresso. Mergulhar é como uma ressurreição, como se a cada vez que a minha cabeça emerge na água uma nova parte de mim nascesse. Uma parte melhor, diga-se; uma parte rejuvenescida, de ideias novas e melhoradas, de vontades acesas.

Agora é momento de regressar, de voltar a alinhar as vontades com as necessidades, e os quereres com as obrigações. Mas conhecendo mundo é mais rápido de acalmar. O nosso, curiosamente, deixa de parecer tão pequeno. Quanto mais mundo conhecemos, mais percebemos que o nosso é grande. Os que disserem o contrário são tontos e viverão sempre pequenos. Eu não. Serei sempre miúdo, mas a cada novo pedaço de mundo que conheça encontrarei mais mundo no meu mundo. E se Paris, Genebra, Alpes e centro de França são mundo, garanto-vos que o Algarve também é mundo. É um mundo dentro do nosso mundo.

Ral
http://www.bubok.pt/livros/6257/Realidades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s