Ai, idealismo!

Os cigarros acendem-se no meu céu-da-boca, flamejam,
Olho em redor e pego o jornal, vejo o que apregoam.
– Isto anda mal, muito mal – diz-me o senhor do estaminé.
Sem apetites de conversa, refiro: ah, pois é.

Não me compreende e persiste, força um linguajar que não me convinha.
– Isto no meu tempo não era assim – prossegue ele, pela minha alminha!
– Era um café – Não dou conversa, quem sabe o esmoreça.
Não reverte, continua. – Isto agora, com a crise, não há quem cá apareça.

– Não vivemos dias fáceis – digo-lhe acerado. Sorri para mim.
– Você sabe lá o que são dificuldades, vestido assim.
Miro o meu trajo e inquiro-o. – Porquê?
– Quem se pode aprumar assim, pode comprar saúde e sei lá mais o quê.

– Por Deus, homem, sabe lá você da minha vida!
Respondi-lhe em agonia, na medida devida.
– Sei sim, catraios é o que por aí anda mais.
Não me fico. – Sabe que não somos todos iguais?

– Ai isso é que são, malandros!
– Diz você, com base nos seus meandros!
– Quais meandros? Vim da terra, do lavor!
– Olhe, faz-me um favor?

Hesitou. Finalmente, hesitou.
Parece-me que favor é coisa que não aprovou.
Este homem ideológico, dos que defende a exasperação,
Sempre e sempre, a favor da sua geração.

Não é caso único. Recolhem-se nas suas eras,
Abnegando os de outra safra, que também sofrem deveras.
Pouco me importo, mas noto que algo lhe deve ser dito.
Somente não percebo se ele já o tinha previsto.

– Qual favor?
– Disse que isto não estava fácil, não foi, senhor?
– Sim, e então?
– Pois pare para escutar e ouça a razão.

– Então, que venha ela, com a sua opinião.
– Sabe o motivo de vestir o fato? Pois claro que não,
Vim do fim do meu pai, do funeral.
Mas depois diga que não tem negócio porque o país está mal!

Ral
http://www.bubok.pt/livros/6257/Realidades

Deixe uma Resposta

