Ensino em Portugal

nuno crato, greve dos professores, ministro da educação, país

É impressão minha, ou, de certa maneira, andamos a brincar ao ensino? Pior, com o ensino?

Não posso estar contra o facto de se avaliarem conhecimentos, no desempenho de uma função, porém acho que prevalecerá o problema de sempre. Um professor de matemática, obviamente, necessita saber de matemática, mas, a meu ver, mais importante do que isso é a sensibilidade para os estímulos. Um professor não tem que ser um erudito assombroso, um intelectual de linguagem cifrada para os jovens, tem que ser um motivador. Ainda não se percebeu, mas um professor, no meu entender, é isso, um motivador. Os conhecimentos que tenho, que levo para a vida, na sua grande maioria são os que eu próprio os procurei. Existiram pessoas importantes nisso, claro, algumas professores, mas que levantaram o véu do assunto e me fizeram procurar sobre ele.

Assim, acho um caminho errado esta prova que excluí os professores com menos de 14 valores, pois manterá, em grande parte, intelectuais que se sentem enervados com a incapacidade de jovens de 15 anos terem o mesmo interesse que eles por uma determinada área de estudo. Professores e investigadores são coisas diferentes, creio. Mais, posso acrescentar, para estranheza de muitos, que alguns dos piores professores que tive, eram os que mais conhecimentos tinham.

Antes de me matarem, permitam-me dizer que não pretendo um país que tenha professores que não sabem nada das suas áreas, quero é mais do que isso. Quero professores que saibam, sim, mas que também tenham a capacidade de aguçar curiosidades, de despertar interesses, de motivar pensadores, e esta medida não procura isso. Livros já existem escritos, e não serão pessoas em forma deles que mudarão o país. Disso tenho a certeza, mesmo sendo um jovem que não fui exemplo de aluno!

Mais, esta medida não é de alarme com o estado da educação ou com o futuro dos alunos, é mais um caminho atalhado e forçado para despachar alguns!

Ral

Deixe uma Resposta

