Nélson Mandela

nelson mandela, mundo, melhor, extramundano, incrívelHoje apeteceu-me escrever um título simples, que em si leva um mundo melhor. Um nome, uma personagem, uma pessoa, uma história que ficou diferente.

Vivermos os mesmos anos que Nélson Mandela é coisa para nos orgulharmos, seremos elementos neutros e desconhecidos de uma história que se falará por séculos, mas seremos, ainda assim, história. Devemo-lo a ele. A um homem que, por vezes, não merecia ser chamado de homem, não devia estar associado a pessoas que tão mau uso dão a esse desígnio. Se nós, comuns mortais, somos homens, o Mandela devia ser outra coisa, ter uma significação somente para ele. Não é justo ser visto como um igual, por muito que ele tenho lutado toda uma vida por igualdade. Merece que o paraíso se enobreça a quando da sua chegada. Merece ser o Sir Mandela do céus, quando a sua hora chegar. Ele deu-nos uma hora a todos, esperemos que a dele não seja sôfrega. Que descanse e parta sem o sofrimento a que se infligiu para uma existência mais vivaça de tantos outros.

Quem não conheceu Nélson Mandela, como eu, pode visitar todas as partes do mundo que faltará sempre uma maior. A dele. A que não é terra nem mar, mas alegra a terra e o mar. Igualdade é, hoje, um direito, ou assim se espera, e a ele muito se deve em relação a isso.
Não sei quando partirá, quando findará a respiração que, ao que parece, lhe é cada vez mais custosa, mas no dia que for, deixará para trás, como uma tapete que arrasta, a marca de um mundo melhor, de um mundo que deveria ter um qualquer cunho de Mandela. Mundo Mandela, oceano Mandela, não sei. Sei que uma rua será pouco, um hospital justo e, ainda assim, escasso. Mandela merecia um mundo melhor na hora de partir. Ele ainda não foi, temos tempo. Vamos a isso?

Para encomenda de livros, sem portes: ricardoalopes.lopes@gmail.com

Para compra directa: http://www.bubok.pt/livros/6257/Realidades

Advertisements

2 thoughts on “Nélson Mandela

  1. Prezado Ricardo,
    Você foi muito feliz com este singelo tributo a uma personalidade tão ilustre que é Nelson Mandela. Ele é um ser, uma pessoa que não necessita de estátua em praça pública, imagem em quadros ou réplicas em cera em algum museu. Sua real imagem está e estará em nossos corações, em qualquer tempo, em qualquer momento. Ele já está na galeria de heróis de nosso tempo, ombreando-a com Abraham Lincoln, Louis Pasteur, Winston Churchill e tantos outros ilustres. Parabéns! Do amigo distante Robert Thomaz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s