Falar

falar, conversar, dizer, compreenderO poder de conversar está na troca de ideias, na fluidez de sermos capazes de dizer o que sentimos e o que pretendemos melhorar e ajustar. Falar é sermos mais nós, fazermos caminho para sermos mais felizes.

Falar é importante. É fulcral no caminho de glória que almejamos para a nossa existência. Mas para falar, não basta falar, é preciso conversar, escutar, articular. Falar é uma partilha, não é um escorrido. De nós sai o resultado do que o outro diz. Com conversas ter-se-iam impedido guerras, ter-se-iam fomentado relações mais duradouras. Falar é o centro do mundo e quem não o perceber cai em risco de deixar o mundo passar, de deixar-se ir por histórias que não são as suas, vendo alegrias em rostos tristes, percebendo desejo em pessoas carentes. A falar é que a gente se entende.

Deus deu-nos voz para usarmos. Os dois ouvidos são mais que a boca, mas para sabermos o que dizer. Para não falarmos descontextualizados do que nos rodeia. Só escutar não é virtude, é cobardia. É preciso falar, dizer o que sentimentos, refutarmos o que é errado. Falar, em bom modo, em tom cordial e apreciativo, é uma virtude. E as virtudes não devem ser esquecidas. Devem, aliás, ser elogiadas.

Falar é importante. Mas falar não é só traduzir sentimentos. Falar é escutar, compreender, articular, sentir e não temer. A falar é que a gente se entende.

Para encomenda de livros, sem portes: ricardoalopes.lopes@gmail.com
Para compra directa:

http://www.bubok.pt/livros/6257/Realidades

Anúncios

2 thoughts on “Falar

  1. Ricardo,
    Este artigo expressa um momento de alegria em seu coração, no qual se traduz pelo falar. Falar é comunicar-se, é criar uma ponte fluida com o próximo, aquele que nos ouve, que nos vê, que nos lê. Falar é dividir um pouco de nós com aquele que também irá passar-nos u pouco de si. Linda palavras, lindo artigo. Parabéns!

    • Robert,

      Muito obrigado pelas palavras! Se é verdade que me senti feliz sentindo cada palavra que escrevia, também é verdade que me senti feliz lendo cada uma destas palavras. Falar é isto mesmo 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s