No escritório, com vista para a praia!

praia, verão, saudades, mergulhoHoje, olho e avisto a praia. Estou fechado no escritório, com fugas fugazes ao jardim, para um cigarro e um café, os meus vícios malfeitos, mas somente vejo praia.

Dos meus olhos transborda um areal imenso, pleno de amarelos que se coadunam com o azul do mar. Está pouca gente, uma, duas, quem sabe três toalhas, estendidas sem ordem numa praia que me aguarda. As pessoas estão sozinhas. Não é dia de praia para as famílias, somente os felizardos da cronologia de férias, que se abisparam neste dia de sol bom. Um, creio que vai trabalhar à tarde, aproveitou somente as horas da manhã e tira fotos com o telemóvel. Talvez para postar no facebook e fazer inveja, quem sabe para enviar à namorada e dizer que gostava que ela lá estivesse. Outro está a dormir, a sentir o sol a abraçar-se no corpo dele, enquanto a respiração fica mais morna, numa questão de tempo até saltar o primeiro ronco. Uma senhora, perto dos quarenta, parece-me, abre uma revista e começa a desfolhá-la. Na capa está um casal que findou a relação, julgo que ele é actor e ela modelo, ou vice-versa.

Agora, vi uma bola a saltitar. É um menino, muito engraçado e pequenino, a correr atrás da bola que o pai arremessou. Assim é bom crescer e ser feliz. O pai também está feliz. Pousei a minha toalha, com primor descalcei as havaianas e atirei a t-shirt para o aconchego do pára-vento. Senti, leve, uma brisa a bater-me, mas nem me ralei. Caminhei, paulatino e de mão dada, para me atirar no primeiro mergulho do ano. Senti um gélido prazeroso, assim que os meus dedos tocaram a areia molhada. Do mar, chega uma respiração diferente, um orbe de sensações boas. Sinto-me no Verão e a gozar uma manhã de sonho.

Embalei-me em passadas certeiras, para saltar num mergulho gaiteiro, e…. tocou o telemóvel! Tenho um e-mail para responder e pessoas a chamarem-me no escritório do lado. Mas a minha cabeça ainda está no mar, no sol que me pede que me despeça de tudo e me entregue a esta maior paixão que é o Verão! Sentia saudades dele.

Para encomenda de livros, sem portes: ricardoalopes.lopes@gmail.com

Para compra directa: http://www.bubok.pt/livros/6257/Realidades

Deixe uma Resposta

