Pelo menos, tentei!

tentar, arriscar, procurar, sorte, méritoTantas e tantas vezes, estamos fechados na redoma das inseguranças claustrofóbicas, que acabamos por não fazer nada. Ficamos quietos.

Mantenho-me sempre nessas inseguranças, numa certeza quase absoluta que há tantos e tantos a fazer melhor que eu, com mais mestria e classe, com mais subtileza e delicadeza. Porém, não sei bem porquê, sigo instintos de arriscar. Talvez inconsciente, talvez meio doido, mas sigo. Se bem se mal, o tempo tratará de dizer. À partida, pelo menos uma lição tirarei. Se não for escolhido, fica óbvio que necessito melhorar. Por muito que as minhas inseguranças já o dissessem, recebo mais uma certeza. Não devemos ter medo de errar, contudo temos. Eu tenho. Fico triste, somente não permito que tudo se esgote ali. Tento mesmo melhorar, umas vezes com mais sucesso, outras sem tanto êxito.

Por estes dias, estou a fazer o mesmo. A arriscar. A expor-me, descaradamente, ao erro. Que se lixe, sou novito e isso é sempre desculpa. Pelo menos, tentei. E tentar não é mau, até é bom. Pois, como eu disse, pelo menos a lição outorga. E os anos andam para a frente com isso, com as lições.

Se correr bem, também estou aqui para festejar e ficar feliz. Também estou para aprender. Na vitória e na derrota, há sempre mensagens e ensinamentos. Porém, e com naturalidade, é mais fácil ver as lições na derrota. É o ponto de fuga do fracasso. Não obstante, é importante perceber que se não encontrarmos as lições na vitória, corremos o risco de caminhar para a derrota seguinte. E aí, no fracasso após a conquista, a lição é sempre mais dura e penosa. Mas, como até lá, não sei se fracassei ou fui bem-sucedido, gozo o sabor de ter tentado. É bom. Não é muito doce, nem muito amargo, é o que é. E o que é, é bom. É gostoso.

Para encomenda de livros, sem portes: ricardoalopes.lopes@gmail.com

Para compra directa: http://www.bubok.pt/livros/6257/Realidades

2 thoughts on “Pelo menos, tentei!

Deixe uma Resposta

