O dinheiro não pode ser uma bênção, tem que ser uma recompensa!

dinheiro, vinte euros, liçãoAs expectativas são um balão, pronto a rebentar. Enchemo-las á velocidade de acontecimentos que se catapultam pelos nossos dias, pela nossa existência.

Nem sempre conseguimos ser modestos. Em momentos diversos, é impossível o âmago ignorar o apreço com que nos vão falando, a admiração com que nos apontam valências. No entanto, essa exaltação do nosso ego, tende a não se perdurar pela eternidade. Existem, sempre, ensejos que nos levam de volta a sítios esquecidos, mais escuros. Comigo isso também acontece. Gosto de ser modesto, não por achar que fica bem, essencialmente, por já conhecer este ciclo natural das coisas. Jamais teremos a capacidade de agradar a todos, em igual porção, e torna-se doloroso quando os não agradados são os que nos podiam despontar para outro patamar. Foi o que sucedeu.

Alimentei uma expectativa, que era suportada nas vossas palavras tão meigas, tão doces a percorrer-me o ego, e fui abalroado por uma pessoa que me poderia ser útil. Era um alemão – o que não me ajuda a apreciar mais a Merkl – que, com justiça, tinha fundamentos de verdade, na apreciação que me fez. Humildade não é dizer que há melhores, é perceber o que temos a melhorar. E, com este senhor, aprendi coisas que tenho a melhorar.

Não fiquei desiludido, ou com tendências para desistir, fiquei somente mais rico, mais capaz de perceber o que tenho a aperfeiçoar. Dizer que não fico triste é mentir, mas dizer que vou desistir também é mentir. Não é o dinheiro que me move, contudo sinto uma necessidade grande de nele, também, ver um reconhecimento do meu trabalho. Para isso, necessito amadurecer em muitos aspectos. O dinheiro não pode ser uma bênção, tem que ser uma recompensa. Isso, sim, é o que me move.

Para finalizar, um obrigado ao alemão que me espetou uma faca, mas me mostrou o caminho do hospital. As cicatrizes fazem-nos mais fortes!

Para encomenda de livros, sem portes: ricardoalopes.lopes@gmail.com

Para compra directa: http://www.bubok.pt/livros/6257/Realidades

Deixe uma Resposta

