Um texto de mentira

dia das mentiras, 1 de abril, enganar, aldrabar, trafulharUm texto falso é o que se roga neste dia, mentir sem clemência. Mentir pelo prazer de não dizer a verdade; mentir pela satisfação de cumprir a tradição. É assim, mentir.

Eu não sou mentiroso, mas gosto de falsear as realidades na elaboração das histórias. São mentiras piedosas, que fogem de verdades violentas, para criar narrativas melosas. Mentir não deve ser saída, é de condenar, por isso não percebo bem o dia da sua existência. Não existe o dia de trair, não existe o dia de cuspir, o dia de roubar, porquê, então, o dia de mentir?

Não percebo, este hábito malicioso de dar um dia para se falsar. Primeiro, sendo um dia firmado não se ludibria ninguém, no máximo “trafulha-se” dizendo o que se queria, com a névoa da mentira a flutuar. Mas não se engana, só quem quer ser enganado. Não é justo para as traições, para as outras maldades condenáveis, não terem um dia. Quem inventou o dia da mentira? Há quem diga que foi em França, no século XVI, quando o Rei Carlos IX de França, decidiu que o ano novo se celebraria a 1 de Janeiro, esquecendo a data de 25 de Março, e assim se concebeu uma semana de mentiras, que chegava, inclusive, a ser motivo para enviar convites de festas, que não existiam, ao rei. Uns artistas, estes franceses.

Seja verdade, seja mentira, hoje é segunda e ainda tenho correntes presas no embarcadiço da minha intrepidez, pelo que o meu texto se esgota aqui. É mentira que me vou manter muito tempo assim, manietado, mas não é menos verdade que este texto se finda assim. No fim. Mintam tudo o que têm a mentir hoje, para pouparem as baboseiras o resto do ano.

Aliás, ocorreu-me uma sugestão de pensador: que tal não mentirem o ano todo, para de hoje a um ano estarem com ideias renovadas e, quem sabe, enganar mesmo alguém? Aposto que até os enganados agradeceriam.

Para encomenda de livros, sem portes: ricardoalopes.lopes@gmail.com

Para compra directa: http://www.bubok.pt/livros/6257/Realidades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s