Uma garrafa de vinho

garrafa de vinho, mesa de bar, companhia

Uma garrafa de vinho é para ser bebida e bebida. Seja no contexto que for, depois de pedida é para ser bebida. Em casa, no restaurante, no bar ou no café, é para ser bebida.

Sem exageros, sem descontrolo. Saboreada, somente saboreada. Aveludada, descendo pelos caminhos da garganta e esbarrando nas paredes do estômago. Quente, faustosa, adocicada ou frutada, ela desce. Puxa a cara feia ou alenta a cara de prazer. É para ser bebida. Com amigos, com a namorada, ou sozinho, ela é para ser bebida. Saboreada. Saboreada é sempre melhor.

Nas mesas de um bar, pedida com tempo, sem urgências de uma vida que se passa da porta de entrada para fora. Trauteando conversas, como músicas de melodia consonante, ela vai deslizando do gargalo para o copo. Bem servida, traz o guardanapo para não escorrer as pingas feias. Ela não está lá para embebedar, está para acompanhar, para deslindar as conversas. Aquece ao ritmo do ambiente, à força das respirações que emanam e enchem o ar. É assim uma garrafa de vinho. A quinta companhia numa mesa de quatro. Pode ser mais cara, da casta dos deuses, ou mais em conta, da casta do sabor. Em Portugal, por mérito e sorte climática, descobrem-se bons vinhos com a mesma naturalidade com que se vê a chuva no inverno e o sol no verão.

Não é uma dependência e tem oportunidades e sentidos diferentes. É somente um prazer. Uma companhia de amigos, que não sendo indispensável dá requinte ao luxo da vida. Em outros casos, em conjunturas díspares, leva a devaneios, a perdas obtusas do sentido do certo. Todavia, nem sempre é assim. Por vezes, basta a luz baixa, o sonido do bater dos dedos nas teclas do computador, a música do Jobim, a claridade do ecrã e a companhia do balão rosado de tinto.

Assim é o vinho. O vinho que deve ser, da garrafa responsável da companhia de amigo.

Para encomenda de livros, sem portes: ricardoalopes.lopes@gmail.com

Para compra directa: http://www.bubok.pt/livros/6257/Realidades

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s