E se for verdade, Sr. Bispo?

Chegou-nos uma catarata de notícias relacionadas com a religião, aliás com a instituição católica, por estes dias. Desde o Papa que renunciou, às possibilidades de substituto e agora isto, o Bispo D. Carlos Azevedo acusado de assédio.

bispo, d. carlos azevedo, igreja, Papa, assédio, renúncia, escandalos, pedofilia, imobiliário, católicaAssédio, mas não é um assédio qualquer, é assédio a outros membros da igreja. A queixa data de 2010, os factos, pelo que percebi, são bem mais antigos. Uma situação delicada, sem dúvida, pois trata-se de uma das pessoas mais relevantes da igreja portuguesa, vivendo, inclusive, no Vaticano. Vivendo e com um cargo de relevo, diga-se, ao género de ministro. Falamos, portanto, de alguém que fez uma carreira sustentada no meio religioso, com origens em Santa Maria da Feira e tendo passado pelo posto de vice-reitor da Universidade Católica, até chegar a este patamar elevadíssimo em que hoje se encontra.

Assim, o que me pergunto é: e se for verdade? Se for verdade, visto os factos serem antigos, ele foi fazendo uma carreira devota, enquanto aliciava homens da igreja? Padres e sacerdotes? Isto revolta-me, numa igreja que condena o uso do preservativo, que faz da homossexualidade uma espécie de uma doença degenerativa, depois tem elementos de alta patente que podem estar associados ao que de mais escabroso existe, a par da pedofilia. Forçar, assediar, é deprimente e doentio.

No entanto, eu nem sempre sou fundamentalista, onde há fumo pode não haver fogo, pelo que dou o benefício da dúvida. Agora que a igreja tem aparecido denegrida, isso tem. Eu não sou devoto acérrimo, mas espero sobriedade de uma instituição que apela aos, ditos, bons modos.  Pedofilia, investimentos no imobiliário, assédio, são barafundas a mais.

Para encomenda de livros, sem portes: ricardoalopes.lopes@gmail.com

Para compra directa: http://www.bubok.pt/livros/6257/Realidades

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s