O fenómeno Coca-Cola

coca cola, publicidade, fenómeno, bebida, sucesso, felicidade, optimismoEra um medicamento, virou refrigerante. Uma espécie de tormento para os pais que desejam uma alimentação saudável e regrada dos seus filhos, onde não existe espaço a bebidas que borbulham no copo, que trazem gás ao engolir.

É um caso de sucesso, chegando ao patamar de as pessoas já estarem viciadas antes de provar. Dá-me sempre a ideia que as crianças, ao nascerem, para além de já virem a saber trabalhar com os computadores, vêm a gostar de coca-cola. Não existe aquele momento, aquela idade, que se percebe quando e como elas começam a apreciar, começam e pronto. São top of mind, até para pedir um refrigerante idêntico, de outra marca, pede-se coca-cola. Pode-se discutir as maleficências do produto em si, do gás que vem consigo, da cafeína que o alimenta, mas no final é sempre a marca que vence. É sempre o consumidor que lhe dá razão.

Para ajudar a isto, são maravilhosos, divinais, de outra estratosfera, a realizar publicidade. Não entopem durante o ano inteiro as televisões com publicidades a falar da frescura do produto, do gosto da bebida, apontam para alturas muito criteriosas e soltam vídeos de eleição. Pequenas histórias, em algum ponto descabidas, mas que respiram optimismo, que nos deixam submergidos num sorriso. É inevitável existir um ou outro a criticar, a expor o ridículo de tanta esperança, no entanto a situação é tão má que qualquer demonstração de afecto pela vida nos enleia. E a coca-cola fá-lo com a destreza de quem tem a melhor máquina publicitária do mundo. São extraordinários. A coca-cola, a garrafa, é um adereço sem exagero de exposição, aparece apenas no momento que o consumidor está completamente embrenhado naquele instante de prazer. Na verdade, nem precisava de aparecer, pelo estilo do vídeo, pela felicidade da mensagem, já sabíamos que era a coca-cola.

Aqui fica o link do último exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=gZytIFTsQHA&feature=player_embedded

Para encomenda de livros, sem portes: ricardoalopes.lopes@gmail.com

Para compra directa: http://www.bubok.pt/livros/6257/Realidades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s