No palco da vida somos marionetas

marionetas, vida, palco, manietados,Andamos feitos actores, de uma peça que não é nossa, de uma vida em que outros regem. Aliás, mais do que actores, somos marionetas de uns ventríloquos em que votámos.

É uma porra, sabem? Lutar, lutar, lutar e lutar, para no fim nos dizerem que pouco vale a pena. Não o dizem com a franqueza que aqui vos falo, dizem com o inverso: “Isto são esforços necessários e que nos salvarão o futuro”. É, mais ou menos, desta forma que declamam a nossa desgraça, com estas palavras projectadas para a frente, para aquele tempo que ninguém conhece. Assim, eles conseguem ludibriar-nos o presente, fazer-nos ocos de objectivos, como se fossemos um povo coreano, em que só vale unificarem-se pelo país, pela bandeira. Eu não quero que sejamos egoístas, quero é que pensemos em nós. E isso não está fácil.

Ontem saiu um novo comunicado do FMI onde, ao jeito ditatorial, se diz que os portugueses têm que trabalhar mais – os que têm emprego, claro -, ganhar menos e pagar em demasia. Não chega o estado gastar menos, também precisa ganhar mais. No fundo, pretende-se matar uma nação, a bem de uns agiotas. Afirmam-nos que eles nos amparam, que só estão a trilhar o caminho para regressarmos aos mercados. E eu, como marioneta que sou, não digo, mas penso: depois deste deserto, quem sobrará para ir aos mercados?

É triste vivermos presos em fios, termos quem nos decida o que fazer ou deixar de fazer. Até a decisão de partir para fora, de ir para além das fronteiras do país que nos pariu, está a ser impelida por alguns ventríloquos, os tais em que votámos.

Tenho saudades de viver a minha vida, sem serem outros a escrever-lhe o guião.

Para encomenda de livros, sem portes: ricardoalopes.lopes@gmail.com

Para compra directa: http://www.bubok.pt/livros/6257/Realidades

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s