De uma troika à outra, ficou tudo na mesma.

troika, portugal, rural, tudo na mesmaNão era de grandes alturas, era pequenito até. Cansava-se todo na subida de escadas demoradas, era cândido na voz e meigo nos gestos. Era um homem normal, vindo do lugar das montanhas sem mar.

Tinha chegado do interior para o litoral, quando era novo. Pela Lisboa, badalada nos guias do turismo, fez família. Conheceu a sua Antónia nos anos oitenta, quando por cá andava a troika, montou casa e fez filhos, quando os fundos da europa enchiam as algibeiras, na década de 90. Foi feliz com o seu negócio das cozeduras, em parceria com a mulher que leva para a vida. Muitas vezes visitou a aldeia, com viagens de rapidez, pelas auto-estradas da moda. No interior encontrava tudo igual, com as famílias a almoçar e jantar no barro, a cozinhar na lenha e a viver no campo. Tudo coisas conhecidas, que as ruas da capital fizeram esquecer. Não tinha saudades graúdas, bastava-lhe as viagens no Natal, nas férias e em uma, ou outra, data do acaso.

Depois do Euro por Portugal, perdeu a Antónia para as foices da doença. Morreu-se nas mãos do cancro, e ele sofreu muito. Chorou muito as saudades grandes, mas manteve o negócio dos sonhos deles. Alimentou os filhos e deu-lhes estudos. Fê-los gente séria, senhores doutores.

Faz agora um ano que eles se foram para a França e Brasil. Ela enfermeira, ele do design. Diz-se que estão bem de vida e até enviam ajudas.  Mas o Cristóvão já tornou à terra, com o negócio falido e sem mais que almoços e jantares no barro, feitos no lume da lenha, enquanto anda pelos campos. De uma troika à outra, ficou tudo na mesma.

Para encomenda de livros, sem portes: ricardoalopes.lopes@gmail.com

Para compra directa: http://www.bubok.pt/livros/6257/Realidades

Anúncios

One thought on “De uma troika à outra, ficou tudo na mesma.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s