Escrevo por medo que o mundo acabe.

fim do mundo, 21 dzembro, maias, palavras por dizer

Estive numa agonizante incerteza. Falo ou não falo? Toco ou não toco? E, pronto, aqui estou a tocar no assunto, a falar do desvario. Acabará o mundo, ou não?
Acordei, o que é um bom princípio, no entanto o raio dos Maias não falavam de horas, sabe-se lá o que por ainda aí vem. Estou com medo. Se hoje partir, não terei dito a todas as pessoas o quanto gosto delas, não terei agradecido a toda gente o quanto me fez bem, não terei proferido vezes que chegue amo-te, adoro-te ou admiro-te. Certamente, terei feito o máximo do que podia fazer – assim gosto de crer – todavia palavras falharão. Ficarão sempre aquém.
Por estes dias, numa das apresentações que fiz do REALIDADES, falava da importância que o escrever tem para mim. Escrever é falar sem ser interrompido, conforme dizia Jules Renard. Por isso gosto tanto de escrever, posso voltar atrás e acrescentar o que me esqueci na concepção da ideia. Raramente apago impulsos, mas muitas vezes acrescento outros ímpetos. Numa conversa isto não é possível. Com o ritmo bombeado de uma troca de ideias, as palavras e frases formam-se numa harmonia de conexão entre nós e o outro. Invariavelmente, penso: porra, podia ter dito aquilo. Assim, a escrita é a minha prolongação. A necessidade que tenho de alongar as palavras que não digo, de amenizar as dores que tenho, de prolongar as felicidades, de retribuir os sentimentos.
Eu escrevo por medo que o mundo acabe, que palavras fiquem por dizer. E sei que um dia ele acabará, se não para todos ao mesmo tempo, pelo menos para mim.
Para encomenda de livros, sem portes: ricardoalopes.lopes@gmail.com
Para compra directa: http://www.bubok.pt/livros/6257/Realidades

Deixe uma Resposta

