Esta chuva aleija e assusta. Ou assusta e aleija.

chuva, temporal, intempérie, enxurrada, assustaEstou abrigado num casulo envidraçado, com uma luz pouco natural que se irrompe pela matéria espessa, mas transparente, do vidro. Está pousado ao meio de um armazém, como se de um arranjo de centro de mesa se tratasse.

Assusta.

Assusta a forma como a chuva maltrata as telhas, que fazem coberto, como as pontapeia com a força dos seus pingos a chegarem de enxurrada. Na rádio falam dos problemas dos sapadores no Porto, da veemência com que lhes chegam os pedidos aflitos, as famílias a desesperar. As pessoas a esconderem-se, a tentarem abrigar-se como se isto fosse fogo e não chuva, como se queimasse e não molhasse apenas. Molhar não aleija, contudo esta força é exagerada. Não faz fumo nem pó, mas estilhaça e inunda. Faz lama.

Os carros avançam pelas estradas como se guardassem um segredo dentro deles, o embaciado das janelas esconde as entidades. Se não tivessem matrículas seriam perfeitos desconhecidos a cirandar por lagoas com traços contínuos e descontínuos, com bermas e passeios. A atenção tem que ser redobrada, onde antes era uma recta agora é um escorrega para meninos – sem areia ao fundo. Onde antes era uma curva agora é um aqua park, para alegria dos, mesmos, meninos. A estrada virou ratoeira, a cautela é necessária.

Os outros, mais desafortunados ainda, estão certamente a vaguear por todos os cantos que se afastem da água. Com uma esperança tola que isso seja possível. Neste momento, a porta entreaberta do armazém, a frecha por onde passam pessoas e materiais necessários, vestiu o seu fato de gala e desfila-se como se fosse um rio. Um rio galanteador e vaidoso. Um rio maldito e cheio de peneiras.

Esta chuva assusta, não tem noção das suas forças. E aleija. E faz mossa.

Para encomenda de livros, sem portes: ricardoalopes.lopes@gmail.com

Para compra directa: http://www.bubok.pt/livros/6257/Realidades

Advertisements

2 thoughts on “Esta chuva aleija e assusta. Ou assusta e aleija.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s