Tenho necessidade de estar vivo, mas também desejo viver.

piramide de maslow, necessidades, desejos, cortes, estado, falta de dinheiro, gestão

 

Eu agora desejava férias, ó se desejava, mas necessito mesmo de trabalhar. Labutar com afinco, para quando me chegar essa época de inércia a aproveitar a galope.

Vivemos uma supremacia de sacrifícios, de abnegações forçosas do consumo para gestão dos parcos fundos ao nosso dispor. Vendem-nos a ideia de uma culpa nossa, alicerçada em créditos e chiquezas desnecessárias, em outros tempos. Da mesma forma que não dispo o fardo de alguma culpa – inserido no aglomerado populacional -, não me convenço que as exorbitâncias prejudiciais não foram da governação. Dos fundos luxuriosos que se perderam em negócios dúbios, em acordos trapaceiros.

Esta barafunda, esta crise, agora deixa-nos numa batalha dolorosa. Distinguir bens essenciais de tudo o resto, a contagem ao milímetro dos cêntimos. E não me venham com números, de viagens mais caras vendidas, de carros de luxo a crescerem, pois os números enganam. Toda gente o sabe. São mentirosos. Posso deixar os meus pais a passar fome e comprar 4 viagens ao Brasil para mim, que na vista do Gaspar será um agregado farto de riqueza. Mesmo dois estando a passar fome, ele não verá além do número de Excel. Extrapolando o meu agregado para o país, a diferença não será muita.

Contudo, por muito que tentemos poupar, tudo o que nos parece possível cortar é sempre insuficientemente para esticar o dinheiro, para aligeirar o aperto do cinto. Há que cortar os desejos, centrar nas necessidades. Todavia, e não obstante disso, digam-me se os desejos depois de saciados uma vez, não se tornaram necessidades? Eu acho que sim, e isso é um problema. Criamos dependência de tudo o que nos dá prazer, de tudo que em algum ponto nos liberta deste temporal, que nos colocaram no pináculo da nuca. É verdade que não necessitamos de andar de Mercedes, se podemos guiar um Clio; é verdade que não carecemos de jantar fora, se temos supermercados para abastecer as dispensas. No entanto, também pergunto: o caminho será eliminar a “indústria” dos luxos? Eu não sei, estou só a inquirir. E estou porque a ideia que defendem é que devemos viver com o mínimo indispensável, que só temos direito a isso. Não será isso, no fundo, desbaratar o país?

As necessidades desde há muito são definidas, pelo Maslow. Necessidades fisiológicas básicas; necessidades de segurança; necessidades sociais; auto-estima; auto-realização. Então, com base nesta pirâmide, supondo que tudo são necessidades, eu pergunto se os desejos também não se encaixam nelas? É verdade que eu para mandar uma mijinha não preciso de muito do estado, no entanto para comer, que está nesse mesmo patamar básico, já estou um bocado dependente. Até pela quantidade de empresas, pagadoras de ordenados, que eles aniquilam. E, subindo um degrau, já vem outra necessidade que ele muito nos devia entregar. Que segurança é que temos neste país? Continuando a subir, lamentamos mais ainda o descalabro.

Em suma, tudo o que um dia foi rotina tornou-se necessidade. Se nos devemos adaptar á realidade? Sem dúvida, absolutamente. Porém, lembrem-se que a pirâmide de necessidades tem um caminho até ao topo, e o que nos pedem é que sejamos a tábua rasa da base.

A isso eu digo:

Tenho necessidade de estar vivo, mas também desejo viver.

 ADQUIRA AQUI O MEU LIVRO: REALIDADES

Ou contacte-me pelo ricardoalopes.lopes@gmail.com, para mais informações de compra ou encomenda.

3 thoughts on “Tenho necessidade de estar vivo, mas também desejo viver.

  1. Concordo. Não com tudo o que aqui escreveste, mas no geral estou de acordo contigo.
    Em todo o caso, os Luxos!

    Em carência extrema, vendes logo o carro porque não tens € para a gasolina. Depois, convertes todo esse dinheiro (mesmo tendo dívidas) em comida. E neste caso, é a comida que se torna num desejo e é ela que também se converte num luxo.

    Por falar em comida, outra necessidade básica ao ser humano, as mijinhas que dizes tu não necessitares muito do estado para as poderes fazer. Precisas do estado, precisas! Precisas de fossa cética, logo tens de fazer obras e pedir liçenca de construção na Câmara. A Câmara por sua vez é composta por elementos ligados ao estado central… e se não seguires todo este sistema burocrático de uma sociedade organizada, sujeitas-te a coimas e estás tramado.

    • Olá, Mz 🙂

      Extremei em alguns exemplos, numa procura de enfatizar as minhas ideias. No entanto, o que pretendia claramente dizer, ou contestar, é o que agora nos definem como o que devem ser as nossas necessidades/luxos. Forçam-nos a acreditar que devemos trabalhar dias inteiros, meses a fio e anos a pavio, para nem um café tomarmos porque não é necessário e temos que nos sacrificar. Isso é que eu condeno neste texto. Não sou a favor de ostentação desmedida, creio é que com o trabalho, com a nossa dedicação, devemos ter direito a pequenos luxos, não apenas a sobreviver. Quem podem ser, tão somente, um livro, um copo com os amigos ou uma ida ao cinema. Para mim, isso não são luxos, são balões de oxigénio que quem se dedica ao trabalho devia ter direito – como necessidades que são para a sanidade.

      Quanto á mijinha, confesso que não me tinha extendido a tão ampla magnitude de pensamento 🙂

      Obrigado pela participação!

Deixe uma Resposta

