20 anos de mensagens

sms, mensagem, telemóvel, telemóveisAqui está, 3 de Dezembro, uma data que se perpetuará, a cada tilinte de uma qualquer sms por esse mundo fora. Neil Papworth, é o nome do homem que fogachou este incêndio de moda.

Um britânico, miúdo à altura, que dava toques com soltura na programação, e que começou uma insânia sem precedentes. Reformulou e reconfigurou todo o conceito de comunicar. Abreviar passou a ser ordem, pelos limites que os telemóveis impunham; mais à frente, manteve-se a tendência pelo custo que suportava o avançar para a segunda mensagem. Todavia, hoje que a comunicação é uma barragem de comportas abertas, ainda se mantém essa propensão. Foi-se o limite, ficou a preguiça. É mais rápido.

De qualquer forma, eu sou apologista de tudo o que potencia comunicação. De tudo o que faz pessoas falarem entre si, seja com a força de um olhar, ou com a ligeireza de um bater de teclas. Falar, comunicar, é sempre mais valioso que a solidão. Fale-se frente a frente, ou com o intervalo de um oceano. Interessa é comunicar. Seja na base da fundura de dilaceres românticos, ou na prontidão de um café daí a minutos, combinado com uma imprevisibilidade impossível ao tempo dos telefones fixos à mesinha de canto, das salas dos anos oitenta e inícios de noventas. Já nem me sei situar bem, o tempo anda, basicamente, à mesma velocidade que uma sms se entrega no destino. É um tirinho, como se diz na gíria do dia após dia.

Olhem, estive para vos escrever este texto no telemóvel, contudo aprouve-me o computador, com a saliência de poiso numa mesa. Foi mais cómodo, mas fosse de qual fosse, a tecnologia estaria a estalar como as pipocas artesanais dos filmes de domingo. Viva às sms e à tecnologia, que o mundo move-se é para a frente. Um dia, poderei dizer aos meus filhos que nasci antes das mensagens. O que pensarão eles disso? Possivelmente que sou do tempo da pedra, como eu penso dos meus que nasceram e ainda não havia televisão.

ADQUIRA AQUI O MEU LIVRO: REALIDADES

Ou contacte-me pelo ricardoalopes.lopes@gmail.com, para mais informações de compra ou encomenda.

Deixe uma Resposta

