Falar de bola

Este final de semana, tivemos hipótese de assistir a jogos importantes para a definição do campeonato. Com o Benfica a manter-se na senda das vitórias, após um jogo desgastante da Champions, e o Porto a afastar, por agora, o Braga da luta pelo título. O Sporting também terá uma palavra a dizer, para se perceber como encarará o jogo com o Benfica, da próxima jornada.

No sábado vi o meu eterno, amado e imperial, Benfica vencer. Não foi uma vitória majestosa, em diversos momentos o jogo impeliu ao sono. Porém, também se definem os campeões nestes jogos, com equipas inferiores, em que as partidas tendem a adormecer e a intrepidez a desaparecer. Criou oportunidades suficientes para, pelo menos, marcar três ou quatro. Existe um Ola John em ascensão meteórica, um Matic com uma raça à Benfica, um maravilhoso golo de regresso do Luisão, e um Cardozo que, mesmo de penálti, vai continuando a facturar. Claro que poderia falar sempre de Garay, dos quilómetros que o Salvio faz, da loucura do Maxi, de uma outra estirada importante do Artur, mesmo que em alguns momentos se tenha eclipsado este ano. Entre outros, até porque gosto de todos.

Depois vi um Porto-Braga apagado, ao nível do Benfica-Olhanense. Claro que com intervenientes mais avultados tecnicamente, na parte adversária ao eterno candidato. Que na verdade, aqui, falamos de dois candidatos. O Alan é soberbo, a forma como, encostado à linha, carrega o piano às costas é avassalador. O Douglão é um senhor, imponente e assertivo. Gostei muito, mais uma vez, daquele Éder. Com brechas de espaço acelera o passo e estoura com força, directo à baliza. Fora estes, existem outros tantos que se destacam, no miolo do conjunto. Do lado do Porto, vi um Moutinho apagado, um Lucho à procura dos melhores caminhos para se altivar com a classe dos seus passes de primeira, mesmo que nem sempre conseguindo, um Jackson absorvido pelo Douglão, sem espaços, mas que viria a marcar, e um James à procura de acelerar os processos e de resolver, como veio a resolver. Porra!

No entanto, e assumindo que o Braga está afastado da luta pela Liga, eu diria que o que vai resolver este campeonato é a Champions. Pelo que vi este fim-de-semana, mesmo tendo em conta que o Porto jogava contra uma equipa forte e candidata, existiu uma imensa quebra dos jogadores portistas e dos meus ídolos da luz. O Benfica tinha um jogo mais acessível no fim-de-semana mas teve um muito desgastante durante a semana, o Porto teve um jogo pacífico durante a semana e um que pedia mais dedicação no fim-de-semana, pelo que se colocavam mais ou menos no mesmo patamar. O certo é que ambos se mantêm nos pícaros do campeonato, com mais uma vitória, mas é igualmente real que se exibiram muito abaixo do seu nível.

Penso que quem for mais longe na liga milionária, amealhará maiores dificuldades de gestão de plantel, pela certeza que o rival se manterá sempre colado e fazendo, assim, de cada jogo uma final. Não se poderá perder pontos, até pelo fosso que existe entre estes dois e as restantes equipas. No entanto, como a teoria é ultrapassada pela realidade, quero, e posso, acreditar que o meu Benfica ainda vai longe na Champions e isso não o vai impedir de erguer o campeonato. Digo eu, bem como o meu benfiquismo.

Quanto ao Sporting, seja o que deus quiser. E o que o Moreirense não vos projecte mais para baixo, que o Benfica costuma perder pontos em campos de equipas que lutam para não descer. Uma pena, Portugal e o futebol português merecem um Sporting bom.

ADQUIRA AQUI O MEU LIVRO: REALIDADES

Ou contacte-me pelo ricardoalopes.lopes@gmail.com, para mais informações de compra.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s