O meu país nos domingos de inverno

O inverno cai sobre os dias, empola-se nas persianas a meio palmo, dilui-se pelas canejas ruidosas e afagantes, escorre pelos beirais e parapeitos e faz as nossas delícias. Aconchegados em cobertores e acarinhados em lençóis.

No Porto, os Aliados vêem a água a passear pela calçada de paralelo, a beijar os leões mais ao lado, a encher a Ribeira mais ao fundo. A deitar-se na areia da Foz. Em Aveiro os ovos amolecem mais ainda, se salpicados pelas lágrimas do céu. A ria ganha formas circulares a cada pingo que se embate contra ela, a Barra deixa a areia deslizar-se água adentro, ou o mar areia afora. Lisboa recebe os prantos de deus no Terreiro do Paço, empurra-os para o Marquês, no novo transitário da rotunda, vai ao Castelo para avistar a urbe e enxurrar-se até ao Tejo, até aos Descobrimentos, até ao Padrão. Lá mais para o sul, Portimão altiva a água dos dias de inverno na sua zona de rio, deixa-a gotejar até ao Forte, para depois beijar aquele areal da Rocha, para apanhar o atalho do mar até Vilamoura ou Albufeira. No Funchal ela escoa-se violenta, sem modos nem educação e cria dias tristes e perturbadores. Não se comporta e tem resultados feios. Nos Açores, da Graciosa à Terceira, do Pico ao Faial, todos vão sabendo viver com ela, com aquelas intempéries que assobiam sal do mar e lhes regam as furnas dos deuses.

Enquanto isso, no cantinho escondido de Ovar, eu recebo-vos dentro das linhas que escrevo, no aconchego do escuro que já invadiu feroz o meu quarto e que agora me vai levar a começar o dia. Um excelente domingo para todos!

PS – Não se esqueçam, caso tenham curiosidade de saber mais sobre o livro que lançarei, o ReALidades, basta clicarem neste destacado: Livro – Ricardo Alves Lopes (Ral)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s