Desmaiado

Hoje sou uma bóia, as ondas batem-me e eu vou; as ondas puxam-me e eu venho. Estou a deslizar nas águas que se avultam, com o roliço de um inverno que liberta raios de sol.

Não sou náufrago, porque bóio, não me deixo ir ao fundo, contudo o resgate é sempre uma hipótese. Umas mãos fortes, de veludo fino ou textura encascada, que me puxe para um porto de areia, feito de praia, e me apazigue o dia. Me deixe a encrostar ao sol. Estender a toalha e alisar pensamentos, em viagens liquefeitas de uma vida que aflijo. Nem tudo se destrinça das algas pungentes, muito fica preso no fundo, nos tesouros que anseiam os piratas. Aqueles de perna com pau, de olho tapado e papagaio pousado, a assobiar impropérios. Daqueles que não temem e fazem o mal e desvirtuam o bem, só porque têm objectivos, porque vão atrás de metas. São coisa ruim, mas também são corajosos. Deslindando, em pedacinhos pequenos e bem visíveis, o bem do mal, coragem será sempre coisa que admirarei. São magnetizantes as coragens que não abraço, que não se definem por afagos de sofás pouco roliços, ou cadeiras, sem vida, pousadas à espera do dia que se vão tornar de baloiço.

Os pensamentos não têm prumo, não se mobilizam em rectas, ou ajustam em obliquidades, são completamente desvarios, são carros desenfreados, sem travões e com condutores desmaiados, com a cabeça pousada no volante. São veículos, de vida, sem assumo de controlo, que repentinamente se desmobilizam em viagens incertas e que podem concluir-se em bermas, ou paraísos até ali escondidos.

PS – Não se esqueçam, caso tenham curiosidade de saber mais detalhes sobre o livro que lançarei, lá para meados de Novembro, basta clicarem neste destacado: Livro – Ricardo Alves Lopes (Ral)

Deixe uma Resposta

