Passagem de ano, em Setembro

O ano começa aqui, tenho o meu próprio calendário. Não faz sentido, para mim, esperar pelo janeiro, para, por tradição, dizer que começa de novo. Esse calendário não me pertence, não fui eu que o fiz.

Em janeiro não consigo deixar de pensar que tudo vai a meio. Andava eu na escola, aturdido de mochilas e cadernos, de salas diferentes e horários variáveis, e em janeiro terminava o primeiro período. Faltava o segundo e no terceiro diziam sempre que já não dava para melhorar notas, era um acrescento apenas. Influenciava pouco, portanto. Chego ao trabalho e a cronologia é mais densa, que a passagem do ano. Janeiro serve para balanços, é certo, mas pela imposição dessa tal calendarização, desse alinhamento que dizem é feito pelo sol. Qual sol? Em janeiro, ele só espreita das trevas do inverno.

Para mim, o ano começa em Setembro. É o primeiro período da escola, a azáfama dos continentes a abarrotar de mochilas e estojos, canetas coloridas e cadernos sarapintados de bonecos do imaginário, de BD’s famosas. É quando existe um reboliço nas crianças porque está mais um ano a chegar, porque vem a mudança da escola, a entrada na universidade, é quando os adultos regressam ao trabalho, quando concluem as férias em família, ou entre amigos, para se organizarem para mais 12 meses que se esperam árduos, mas que nesta fase se sonha sejam melhores. Em janeiro não, já passou meio ano das férias, falta meio ano para as próximas férias. Tudo vai a meio.

Em setembro, sim: ano novo, vida nova.

ADQUIRA AQUI O MEU LIVRO: REALIDADES

Ou contacte-me pelo ricardoalopes.lopes@gmail.com, para mais informações de compra.


Deixe uma Resposta

