Férias grandes

Chegava ali a meados de Junho e misturava-se a alegria com a preocupação. O sol, desde menino, sempre despontou em mim alegria, fúria de viver, por outro lado o saber que ia estar três meses longe dos amigos, dos jogos de futebol atolados de pessoas, assustava-me. Ficava preocupado de verdade. Como podia eu aguentar tanto?

Aguentava com os meus primos, em casa da minha avó. Um era mais novo, ainda é aliás, o outro mais velho. Eu, como ficava no meio, obedecia mais de um lado, esticava-me mais do outro.  A lei da vida. Entre jogos de futebol, basket, apanhada ou escondidas, já aparecia alguma de coisa de computadores, e eu ia-me mantendo divertido. Muito divertido, diga-se. Depois vinham as férias com os meus pais, a praia que já começava a magnetizar-me. Ops, lá estava a escola outra vez.

Depois, já adolescente, perdia-se a parte da preocupação. Os telemóveis, as idas de bicicleta à praia, o arriscar de uns cafezitos e até umas saídas à noite, davam-me a certeza que o contacto não se perdia. Aumentava, afinal. Foi por esta altura, com os meus 16 anos, 17 talvez, que fui de férias a primeira vez com eles. Mochila às costas, comboio e lá vamos nós.

Com a chegada da faculdade, as férias nem sempre eram tão grandes, volta e meia lá vinham uns exames a atrasar. Porém, a carta, e o carro, faziam daqueles meses o despontar de um ano mais liberto. Ganhava energias em cada noitada, em cada dia inteiro de praia.

Faz uns anos que chegou o trabalho, o emprego, chamar férias grandes é um atrevimento. Contudo, a noção disso mesmo faz-nos aproveitar melhor a cronologia da vida, os horários apertados. Cada segundinho almeja tornar-se um balão de oxigénio.

Como estas duas horinhas de praia ontem…

Deixe uma Resposta

