Qualidade de vida… onde e quando?

Existe algo mais relativo que a qualidade? Para mim uma t-shirt é boa quando manda pinta, para o meu parceiro é boa quando a malha vai durar anos, sem perder cor e alargar. É relativo, claro.

Está cada vez mais instituído que a qualidade de vida está no norte da europa. Não ponho em causa essa qualidade, não tenho como pôr aliás. Só acho que apesar disto, e daquilo, também podemos ter qualidade de vida aqui. Somos um país pequenino, com sol, boa comida, amizades calorosas, paixões ardentes, só que com falta de dinheiro. Pergunto-me é se ela, pelo menos de momento, não existe em muitos sítios. As oportunidades? Eu acredito que, pouco a pouco, vão aparecer. Esta constituição e implementação do empreendedorismo, em Portugal, pode trazer frutos em breve. Muito em breve, porventura. Este espirito combativo que a crise tem despontado em nós, aliado à formação prática que começa a ganhar forma, pode ser o motor para nos aproximarmos de uma cultura moderna. Ponto em que, acho, estávamos realmente atrás dos outros.

Talvez seja um optimismo tonto, todavia acredito que o que agora sofremos será o nosso bastão no futuro. Acredito mesmo. Estamos a fazer evoluções que, pela falta de necessidade até então, estavam estagnadas.

Aproveito para dizer, para mim qualidade de vida é ter família, amigos, amor, divertimento, sol, praia, calor, mar, esplanadas, projectos que mantenham acesa a chama da motivação e dinheiro suficiente para viver tudo isso. Já disse divertimento e motivação?

Já agora, se a qualidade de vida no norte da Europa fosse tão grande eles não vinham viver para o Algarve na reforma, nem as taxas de suicido eram tão elevadas. Isto digo eu, claro.

Deixe uma Resposta

