Sentes?

Aquele toque, aquela textura, aquele movimento de corpo, aquela agilidade, aquela força… aquele golaço do Ronaldo, carago!!

Grande Portugal. Tenho dito.

Estou orgulhoso, não do futebol, da entrega e do querer. Correram, suaram, defenderam e atacaram, abraçaram-se, caminharam unidos e festejaram juntos. Existe, sempre, o que se destaca, o que dá a machadada no marasmo, o incrível, mas isso não retira valor aos outros. Pelo contrário, aliás. Eu não sou treinador, dificilmente alguma vez serei, todavia sei que um dos segredos do sucesso é a capacidade de indicar a cada um o seu papel, sem o menosprezar. O Paulo Bento creio que está a conseguir. O Ronaldo está a ajudar, claro. É um portento, digam o que disserem, esperneiem o que espernearem. Há também o Coentrão, o Moutinho, o Pepe, o Meireles, os que vão entrando e os que não entraram, e todos os outros. Estão juntos, isso vale muito.

Tenho falado muito de futebol, não há como evitar, sou homem. Contudo, eu vejo naqueles rapazes além do futebol. Por muito que o Miguel Sousa Tavares me criticasse, se lesse este modesto espaço. Não, não são navegadores, nisso concordo. Vejo é neles um análogo do que deveríamos ser enquanto povo, ou quem sabe até somos. Unidos, estupidamente confiantes, arrogantes, quando assim temos que ser, e mágicos, bons. Existe, inevitavelmente, a fatia do bolo destinada à estupidez. Primeiro, porque somos mais felizes na parvoíce. Oh se somos. Depois, porque só essa inconsciência nos permite acreditar que podemos levar de vencidos os grandes. E levar mesmo. Como Portugal fez no Euro, como Portugal devia fazer na Europa – se é que me faço entender. Não somos tão bons como este Euro nos está a fazer acreditar, não obstante, não somos tão maus como acreditávamos antes deste Europeu. Vai tudo da parvoíce ou estupidez, que nos alimenta a confiança. No futebol e na vida.

Acho que se nota, hoje estou orgulhoso. Sentes? Que título mais estúpido para falar de futebol e analogias.

Deixe uma Resposta

