O Daniel Oliveira (DO) diz que não sai no Exame

Estava a ler a crónica do DO ( aqui) e, em grande parte, concordo com ele.

Aliás, o título explica quase tudo. Existe um poder institucionalizado, desde crianças, para aprendermos muito mais a reagir, do que a agir. Reparem, o nosso próprio PM diz que o aumento do desemprego pode ser uma oportunidade de mudança. Claro, só quando as coisas correm mal é que devemos tentar mudar, não é?

Somos rotineiros, apegados à zona de conforto, e incrivelmente reclamamos disso. Agora que muito se fala do empreendedorismo (conforme refiro aqui), continuamos a evidenciar isso. Se não reparem, nos EUA as pessoas criam empresas a pensar no momento de as vender, de multiplicar o dinheiro investido; em Portugal cria-se uma empresa para levá-la até ao fim dos nossos dias. «Podiam dar-me milhões que eu não a vendia, está ali a minha vida!», é comum ouvir isto. Mas que vida? A investida nela, certo? Então e não pretendem o retorno do investimento feito?

Pior, chegam vinte anos depois, como uma empresa volátil às oscilações do mercado, a pensar na proposta que recusaram. Mais alta que o valor real da instituição. E agora? Insolvência, claro. Ou, porventura, surge um investidor estrangeiro que lhes compra a “vida” a preço de saldo. Quem saiu a ganhar? Os que aprendem a agir, a antecipar. Neste caso, o investidor estrangeiro.

Peguei na crónica do DO e ampliei a abrangência, um pouco, por achar que o problema é cultural, não conjuntural. Todavia, um ensino mais voltado para a formulação de opinião própria, para a base prática – conforme o DO sugere – podia ser uma mais-valia.

Isto é, somente, a minha opinião.

ADQUIRA AQUI O MEU LIVRO: REALIDADES

Ou contacte-me pelo ricardoalopes.lopes@gmail.com, para mais informações de compra.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s