Abraço

Era um rapaz tímido, de figura bonita. Gostava de passear pela escola, e pela vida, embebido nos seus pensamentos. Curiosamente, livrava-se da chacota a que, por norma, estão sujeitos os mais acanhados. Sofria apenas desse problema de socialização, o isolamento era o seu ornamento.

Tinha um jeito considerável para o desporto, só suplantado pelos seus vastos conhecimentos científicos e literários. As suas grandes paixões, aliás. Todavia, não se sentia, em nada, superior aos demais, como por vezes acontece em pessoas, sobejamente, mais intelectualmente capazes. Era um bom rapaz, que se entregava à timidez. Aproximações femininas, de raparigas seguras, deixavam-no completamente inábil, quando essa aproximação era feita por raparigas também inseguras e até nervosas, o seu nervosismo ainda se multiplicava mais. Pensava, para si, que ficaria sozinho para sempre.

Um dia vagueava pelo mundo que lhe era mais confortável – o virtual, claro – quando encontrou um site, bastante interessante, de troca de livros. Não resistiu a enviar um e-mail:

Bom dia,

Gostei muito do que vi, parabéns!

Queria propor uma troca:

“As travessuras da menina má” e eu dou “Abraço”. Aceitas?

Cumprimentos,

Martim Gonçalo    

Recebeu, prontamente, resposta:

Olá Martim,

Primeiro deixa-me agradecer os parabéns, fico muito lisonjeada, ainda que não sabia o que gostaste, em concreto! Depois deixa-me dizer-te que não sei se serei a melhor pessoa para pedires travessuras, ou se sequer serei má, porque até me considero boa menina. Mas sou uma apreciadora da obra de José Luís Peixoto, por isso aceitaria de bom-grado o Abraço : D

Bjs,

Bia Azevedo

O Martim enganou-se no e-mail. O site de troca de livros tinha nos contactos bioaz@gmail.com, enquanto, ele redigiu biaz@gmail.com. O e-mail da Bia, claro! Rapidamente tentou desculpar-se:

Olá Bia,

As minhas sinceras desculpas. Sinto-me envergonhado!

De forma alguma pretendi insinuar que serias má, ou fazer qualquer alusão a travessuras tuas. Encontrei, sim, um site de troca de livros e enviei um e-mail para tentar arranjar um livro de Mario Vargas Llosa, nobel da literatura, chamado “Travessuras da menina má” dando o meu de JLP à troca. Obviamente, enganei-me no e-mail e coloquei-me nesta situação constrangedora. Mais uma vez, peço desculpa.

PS – Se és uma conhecedora da obra de JLP, permite-me elogiar o teu bom gosto!

Bjs,

Gonçalo Martim

A troca de e-mails foi-se tornando uma constante, bem divertida por sinal. Até que certo dia, Bia propõe que se encontrem para fazer uma troca de livros. Ela tinha comprado o livro de Llosa e queria oferece-lo ao Martim. Ele, hesitante, acabou por aceitar.

Chegou o dia do encontro, finalmente. O Martim foi o primeiro a chegar e aguardava, numa ânsia que só visto, nos jardins do Rádio, junto ao túnel de Ceuta, no Porto. Uma rapariga de cabelos claros, lisos e compridos, rosto delicado e ligeiramente colorido pelo sol, olhos verdes e sorriso simpático, vestindo uma túnica branca e uns calções curtos, dirigiu-se a ele.

– Não pode ser! Isto não me está a acontecer!

– Calma, Martim, não precisas de ficar assim – exclamava a rapariga, como se contasse, de antemão, com aquela reacção.

– Mas tu és uma das raparigas mais famosas do país!

– E então, Martim? Trocamos e-mails e hoje estamos aqui para eu te oferecer um livro, qual é o problema disso?

– Nenhum, mas sei lá. É estranho. Porque que nunca me disseste quem eras?

– Não me pareceu fundamental. Mas queres ir embora?

– Não, claro que não!

– Então relaxa que eu quero oferecer-te algo. Trouxeste o meu Abraço? – perguntava ela com um sorriso malicioso.

Naquele dia, foram embora de mão dada…

Deixe uma Resposta

