Cavaco e Lisboa, no Dia de Portugal

Aníbal Cavaco Silva iniciou as comemorações do Dia de Portugal no túmulo de Camões, depositando uma coroa de flores. Bom, e justo, ponto de partida, diga-se. Após um pequeno passeio, pela bela Lisboa, passou para o que, porventura, é a sua maior dor de cabeça: discurso.

Vinha bem apetrechado de palavras bonitas, contudo. Elogiou a luz suave e os contrastes, do património lisboeta. “Beneficia ainda da circunstância de ser, em simultâneo, um eixo de várias centralidades e uma periferia que serve de ponte ao diálogo com o Atlântico”, dizia o nosso, honroso, presidente. Com aquele toque delicado, pausado, a que já nos habituou. Gosta de imprimir pujança e ambição a um povo, através de palavras sonolentas, de discursos de invariável apatia. Não estou a condenar, somente a frisar algo que acredito não seja visível apenas para mim.

Por fim, chegou a declaração que mais prendeu a minha atenção:

Cidade ágil e aberta, o seu destino é transformar a periferia em centralidade, juntando aquilo que o mar divide. Cidade de imensas potencialidades, Lisboa tem de inverter a lógica do despovoamento. Muito há a fazer. Acima de tudo, temos de olhar o futuro”.

Avançando a parte das palavras bonitas, que já vinha usando há algum tempo no discurso, realça um ponto que me parece fulcral – despovoamento em Lisboa. Aliás, porque corrobora uma crónica que ontem comecei a escrever, e hoje terminei, para o Jornal de Estarreja, que estará nas bancas na próxima semana. Eu falava da estagnação, ou até inversão, da litoralização, ele abarca-se desse tema em relação à capital. Sabendo, conquanto, que não é apenas lá que isso sucede, conforme o próprio centro do Porto comprova.

É verdade, após anos e anos, do sonho americano nas grandes cidades, a tendência vai-se alterando. Estarão os portugueses a deixar morrer os sonhos ou simplesmente a tornar-se menos afoitos de movimento metropolitano?

Fica a questão, que não tentarei responder.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s