Formalização

 Vesti o fato, sem ser para um casamento ou um baptizado, e lá fui eu. Pompa, circunstância e diploma. Que noite bela.

Naturalmente, hoje em dia, o diploma, que ontem recebi, é um acessório, tal-qual a gravata que levava. É no seu sentido prático, pois no teórico deu-me valências, que fazem de mim alguém competente. O suficiente? Obviamente que não, amanhã terei coisas novas com que lidar. Por isso, pela constante mudança no mundo que ontem se falava, é que o diploma cinge-se a um acessório. Ele não é uma garantia, é uma ferramenta. Logo, quem pensar que ter a chave de fendas é suficiente, morrerá no mercado. Depois de conquistarmos a chave devemos ir atrás dos parafusos. Dos buracos, também.

Foi bom estar com amigos, com quem manifestamente não perdi contacto, ver outros que as contingências da vida, e mesmo o grau de amizade, afastaram. Todavia, em nada isso lhes tira a importância nesse meu percurso académico, no IPAM. Foram anos de enriquecimento, em diversos aspectos. Por isso, jamais os esquecerei. Fazem parte de quem sou, como todas as grandes vivências que temos.

Esta instituição, através dos seus estágios, no ano de 2010, permitiu-me conhecer uma pessoa que apostou em mim. Que hoje, dois anos e tal volvidos está muito além de ser um patrão, é um amigo. Ao IPAM e a ele devo a minha primeira afirmação no mundo de trabalho. Como o Miguel Gonçalves ontem dizia, marcará muito do meu futuro, doravante. O Miguel que agora está a ter um papel muito importante, também.

Aliado aos conhecimentos que adquiri no instituto e na empresa, fui desenvolvendo um sonho paralelo. Esse sonho vive de uma “ambição atlântica”, por isso, quem melhor que o próprio Miguel e a Sparks para ajudarem-me?  Concorri ao So Pitch e tive a felicidade de ser um dos 48 finalistas, contudo, não é a palavra finalista que define a minha passagem. A palavra mais adequada é experiência, ou quem sabe contactos. Dei esta nota, porque quem lá esteve pode não ter a certeza da passagem de palavras a actos do nosso patrono de cerimónia, mas garanto-vos: ele superioriza-se em actos a palavras, por incrível que pareça.

Por tudo isto, deixo o meu agradecimento em forma de palavras, bem como uma promessa de honrar sempre a instituição, que levo no meu diploma e currículo. Não apenas por altruísmo, essencialmente por sede de vencer.

Um grande bem-haja a todos, com especial incidência para aqueles que sabem quem são.

Deixe uma Resposta

