Estranho abstracto

– Já viste este quadro? É só rabiscos.

– Cala-te pá, aprende a observar arte! É uma obra abstracta.

Não consigo aprender, confesso! Sinto-me perdido em grande parte das obras abstractas. Fascina-me a alegoria, por norma, associada a elas, mas fico perdido na procura de um guião. De uma mensagem, portanto!

Ontem, em excelente companhia, apreciava uma belíssima peça de teatro de rua, de um grupo alemão. Movimentos minuciosamente preparados, vozes tipicamente teatrais, luz, cor, fogo, toda uma envolvente de um espectáculo fabuloso. Estão de parabéns. Porém, não me perguntem a mensagem, não me questionem sobre o fio condutor. Pois, era abstracto!

Suponho que o poder do abstracto seja a liberdade de percepção que dá, no entanto aprecio uma pista. Gosto de viagens pelo incógnito, tendo pelo menos a noção do que são trilhos e do que são areias movediças. Nas peças e obras abstractas sinto-me sempre com medo, sem saber onde posso, realmente, pisar e isso tira-me a capacidade de entrega absoluta ao panorama. Como atrás disse, o assombro de cores deste tipo de arte proporciona-me prazer, dá-me um deleite momentâneo. Depois lá vem a separação das águas, ou não fosse o abstracto uma derivação da palavra do latim abstraho (separar-se de).

Ainda assim, admitindo a minha ignorância, confesso que me deixa uma ponta solta de deslumbramento. Talvez não seja deslumbramento, talvez seja desafio. Quem raio, este encenador, pensa que é? Acha que pode fazer de mim ignorante? Pode, claro que pode, mas ainda assim eu gosto de acreditar que não. Sabe-me bem pensar assim!

Na vida passa-se o mesmo, gosto pouco de meias palavras. Eu sei, eu sei, para os bons entendedores isso basta, todavia eu nunca disse que o era. Talvez seja um mau entendedor, talvez seja demasiado exigente, mas gosto de saber tudo. Sou curioso, admito, quero detalhes do que a mim me diz respeito. Liberdade de percepção, para mim, só é bom quando a realidade é má. Permite-me continuar a sonhar, dá-me forças para quando acordar, com a força do sonho, já ter pintado uma nova tela de realidade.

Deixe uma Resposta

