Um tempo ganho

Por vezes não é fácil, não mesmo. Existem momentos em que me obrigo a escrever-vos, não só por vós, também por mim, que tudo teima em manter-se cinzento. As ideias não aparecem, porra!

Das melhores coisas que ganhei com a escrita foi a leitura. A necessidade de me multiplicar em mil, para vos escrever a cem, despertou em mim uma intrepidez de leitura brutal. Começo a ter um espólio de locais de passagem, de leitura, imenso. E posso garantir-vos que em Portugal escreve-se para o mundial, desde miúdos como eu, a políticos de algibeira, a escritores de renome, passando por meros interessados, lê-se textos incríveis. Hoje, enquanto procurava algo para vos dizer, algo para me enriquecer, li homenagens ao Miguel Portas, sátiras à política nacional, escárnios às figuras proeminentes, poemas lindos, prosas delicadas, li de tudo um pouco e com uma qualidade de invejar, aos mais ricos escritores do mundo. Apesar de tudo, mesmo com tudo, tenho um orgulho do caraças em ser português.

Estou longe de me sentir um escritor, seria incapaz de fazer essa ofensa a quem tão bem escreve em Portugal e no mundo, mas lê-los dá-me uma vontade enorme de evoluir este sonho. Tenho, por vezes, problemas de pontuação, erros de distracção, construção frásica quase maléfica, mas sinto-me a evoluir. Ler faz um bem que só quem lê percebe. O treino também, claro, mas ler é fundamental. Leiam, eu sei que ao início parece chato, que parece que não existe tempo para isso, mas assim que deixarem esse vício entranhar-se em vocês dificilmente o largarão. Não precisam de pegar logo num livro de 800 páginas, daqueles em que pretendem provar algo a vocês e aos outros, peguem na magia da internet. Leiam umas crónicas, visitem uns sites de escritores, anotem uns excertos.

O meu hábito de leitura é recente, muito recente até, mas sinto-o como se me preenchesse desde sempre. Para mim, já não tem sentido entrar num café e voltar a ler um jornal que já tinha lido, estar numa sala de espera e pegar numa revista cor-de-rosa, ir tomar café a uma esplanada e estar só a olhar para o vazio. Encontrei uma nova companhia. Bem sei que com um acompanhante isso cai por terra, mas ai está a essência. O livro, a leitura, é uma companhia. Nem sempre estamos acompanhados, mas com um livro nunca estamos sozinhos.

Sem dúvida que estou a ser pretensioso. Um puto, que é o que eu sou, que lê há meia dúzia de dias, escreve há meia dúzia de horas, vem para aqui falar com uma pertença da literatura, que parece que todo o conhecimento do mundo cerra nele. Não cerra, nem tão pouco começa, mas aviva-me, por isso quis partilhá-lo com vocês.

Boas leituras, bom enriquecimento!

4 thoughts on “Um tempo ganho

  1. Grande amigo, tambem eu apesar de tudo tenho um enorme orgulho em ser português, olha que humildade a mais é defeito 😀 Escreves muito bem e sabes que ando sempre atento ao teu trabalho.
    Grande abraço

    • Amigo, concordo a 100% contigo, quando dizes que humildade a mais é defeito. Isso, neste caso concreto, pode ser uma falsa questão… por baixo da minha modéstia, posso ter algo de pretensiosismo… ou não estivesse eu a comparar-me aos melhores de Portugal e do mundo 😉

      Um grande abraço amigo e obrigado pelas tuas visitas 🙂

  2. Bom dia amigo …..

    Grande incentivo á leitura !!!! Por parte de um “puto” ,,,,,espero que todos os teus seguidores aproveitem o mel que lhes dás.

    Abraço deste teu leitor…
    Sandro Rilho

    • Boa tarde, amigo. Espero, também, que o façam. Continuo a ganhar o mesmo, mas acredita que fiquei muito mais rico desde que fiz da leitura um hábito. Conheço mais do mundo, ou melhor, conheço mais mundos! E isso é incrível 🙂

      Grande abraço

Deixe uma Resposta

