Crónica de sábado

Não será difícil perceber que o nome deste texto se deve ao dia em que estamos, sábado. O que dizer sobre este dia? É sábado, é fim-de-semana, é bom. Começou cedo, começou bem. Agora, de repente, estou amorfo. Estou entregue a algo melancólico. Mas o que é melancólico?

Entro a dois pés na segunda-feira, a pensar na sexta, ao longe, que me vai trazer o sábado. Hoje é sábado. Começou bem o dia, e agora? Promete, promete mesmo, mas estou amorfo. Tenho o prazer de ter o dia todo combinado, o privilégio de o poder viver, mas estou amorfo. Porquê que estou amorfo?

Divirto-me com a forma como levo a vida. Aos olhos de quase todos levo-a sem expectativas, dentro de mim construo algumas, só minhas. Elas por vezes confundem-me, deixam-me numa encruzilhada: serei mal-agradecido de ver expectativas, que para mim não são novas, a realizarem-se e eu aceitá-las com naturalidade? Serei demasiado problemático ao criar expectativas, que não partilho, e depois me atormentam, me deixam amorfo?

Porquê que numa crónica de sábado, fim-de-semana, coisas boas, estou tão preso a retóricas? Não deveria estar a sorrir para o mundo? A viver intensamente cada minuto? Já estive, hoje já estive e vou voltar a estar, estou só a aproveitar este bocadinho meu, só meu, para gozar de uma tristeza que me vai abrir portas para um dia mais feliz. Será que ele vai ser feliz? Será que vai realizar-me? Será merecedor da espera, de uma semana inteira?

Que mania a nossa de antecipar o que vem a seguir. Se eu soubesse como ia ser, valeria a pena vive-lo? Talvez não.

Foda-se para as perguntas! Já chega!

Não digo: seja o que deus quiser; isso seria assinar um atestado de incompetência, mas digo: seja o que eu quiser. Independentemente do que eu controlo, ou não, é sempre de mim, de com quem estou, que depende o resultado do meu dia. Não há lugar a empates, é sábado.

Deixe uma Resposta

